• Carregando...
 |
| Foto:

Aprendizado

Para muitos, bichinhos desencadeiam primeiro contato com a morte

Animais de estrutura frágil como os dados de brinde em festas e gincanas tendem a não sobreviver em um ambiente doméstico não preparado para eles. Para muitos pequenos, este pode ser o primeiro contato com a morte, diz a psicóloga Fernanda Roche. "Todo mundo, mais cedo ou mais tarde, precisa lidar com a morte, mas não necessariamente por negligência ou falta de zelo com o bichinho de estimação. A morte não é reparável como um brinquedo que se quebra ou um livro que se rasga. É uma marca ruim que fica, e é preferível prevenir a criança de viver essa experiência", diz. Por isso, ela recomenda sempre que o cuidado do animal fique a cargo de um adulto.

Mesmo assim, a psicóloga desaconselha os pais a encobrir a morte. "Em nenhum momento é fácil, mas faz parte da vida. Os pais não podem fingir que não aconteceu, é preciso dar um desfecho concreto para a criança, que já por volta de cinco anos, começa a ter uma noção de tempo e finitude, e fica mais atenta ao tempo dos bichos e das pessoas".

Oportunidade

Pequenos seres podem ensinar muito sobre responsabilidade

Embora também seja contra a doação de bichinhos sem a total concordância da pessoa que a recebe, a psicóloga Fernanda Roche, especialista em Educação Infantil do projeto Criança em Foco, acredita que, caso a família resolva oferecer esse tipo de animal pequeno para as crianças, a ocasião pode ser um bom aprendizado sobre responsabilidade, desde que observados os cuidados éticos para que a criatura não sofra. "No Criança e Foco, nós temos coelhos, pintinhos e patinhos que a gente coloca em contato com as crianças, e depois doa para um criador ou uma fazendinha. É uma boa oportunidade para mostrar as diferentes espécies, a ter cuidado com elas, porque alguns bichinhos mordem, e também noções de higiene e alimentação", explica.

Mesmo assim, a psicóloga não recomenda que nenhuma criança sem supervisão de um adulto tome conta de um animal, especialmente um frágil, antes dos dez anos de idade. "Mesmo tendo bastante cuidado, a gente sabe que as crianças não têm um controle total sobre sua força, sobre suas reações mais impulsivas, e acaba com que muitas vezes o bichinho sofra e venha a óbito mesmo".

Eles são pequeninos, adoráveis e praticamente irresistíveis para as crianças. Mas o que parece uma boa ideia pode acabar se tornando um transtorno. Animaizinhos pequenos, como pintinhos, peixes dourados e coelhos, são comumente dados em feiras, quermesses e festas como brinde ou simplesmente como lembrança do evento. Entretanto, a fragilidade desses bichos faz com que muitas vezes eles sofram e morram em pouco tempo, se não tiverem os cuidados adequados.

"O pessoal que entrega o bichinho geralmente só sugere um tipo de alimentação, mas não sabe passar mais cuidados para quem leva", diz a professora Ana Sílvia Passerino, do curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e membro do Comitê de Ética do Uso de Animais da mesma instituição.

Assim como outros especialistas procurados pela reportagem, ela é contra a prática. "É muito bonitinho pegar o bichinho na hora, mas depois você não sabe como cuidar e ele acaba sofrendo. É preciso obter informações com profissionais da área para saber o que fazer com eles", orienta.

Ela diz, por exemplo, que pintinhos necessitam de aquecimento para não morrerem de frio, e tanto eles quanto os coelhos geralmente ficam em espaços limitados também em razão do cheiro forte das fezes. "Peixinhos também precisam de uma estrutura adequada para sobreviverem, não é apenas colocá-los em um pote com água. Eles precisam de cuidado constante, e muitas vezes os donos precisam arranjar pessoas para cuidarem deles durante viagens", exemplifica.

Legislação

Em Curitiba, a lei municipal 13.558, de 2010, proíbe "a venda e a doação de animais de estimação e exóticos, de pequeno, médio e grande porte em feiras e exposições que não tenham este fim específico". Quem descumprir a regra e promover a doação de bichinhos como brinde pode ser punido com multa e, em caso de reincidência, com a perda da licença para ser expositor na capital.

Para o presidente e voluntário da ONG Amigo Animal, Marcelo Misga, tanto a lei quanto as punições para quem dá bichinhos como brinde são acertadas. "A culpa é de quem organiza e não percebe que é uma violência contra um ser vivo que não tem escolha. Quando sabemos de algo do tipo, acionamos o Ministério Público e a Delegacia de Meio Ambiente para impedir que isso aconteça. Animal não é brinquedo e não é objeto de troca", afirma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]