• Carregando...
 | Reprodução/RPC
| Foto: Reprodução/RPC

Os funcionários do Parque Municipal Danilo Galafassi, também conhecido como Zoológico Municipal de Cascavel, no Oeste do Paraná, foram pegos de surpresa na última sexta-feira (2), quando uma cobra da mesma espécie que batiza a cidade nasceu, de uma ninhada de 17 filhotes, com duas cabeças.

Cobra de duas cabeças nasceu de uma ninhada de 17 filhotes.Reprodução/Ilair Dettoni

Segundo o veterinário Ilair Dettoni, que trabalha no local, o fenômeno, que ocorre devido a uma deformação congênita, é relativamente raro.

“Há poucos relatos de casos dessa natureza e é a primeira vez que acontece no zoológico de Cascavel”, conta.

O sexo da cobra não foi confirmado, já que se trata de um filhote – e a maturação sexual demanda certo tempo.

Por enquanto, não dá pra saber se o réptil conseguirá levar uma vida normal, uma vez que as cobras demoram alguns dias para começar a se alimentar. Dettoni conta que as cabeças têm movimentos independentes, mas que ainda serão feitos exames, como um tomografia computadorizada, para tentar compreender até que ponto elas dividem órgãos e o que aconteceu no organismo do animal.

Dettoni pensa, porém, que a tendência seja sacrificar o animal, mas que ainda não consegue afirmar com certeza o que será feito. “Primeiro temos que observar a cobra e aprender com ela antes de tomarmos os próximos passos”, esclarece.

Mesmo que a cascavel sobreviva, o veterinário acredita ela não será colocada em exposição junto das outras cobras do zoológico, para que os visitantes possam observá-la. “Não é de bom gosto fazermos esse tipo de exposição”, opina.

Colaborou: Mariana Balan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]