• Carregando...
 | /
| Foto: /

A poucos dias do fim de 2016, é impossível não ter a sensação de que o turbilhão de acontecimentos políticos no Brasil não pode ter ocorrido ao longo de um único ano. Mas foi assim mesmo.

Houve o impeachment do segundo dos quatro presidentes eleitos desde a redemocratização. A Lava Jato fechou seu terceiro ano atingindo algumas das maiores figuras da República, com prisões de nomes como Eduardo Cunha e Sérgio Cabral, ambos do PMDB do Rio.

Já o ex-presidente Lula se tornou réu na Justiça pela quinta vez, mas, surpreendentemente, segue favorito para 2018.

Relembre agora os principais fatos da política nacional neste ano e não passe vergonha nas confraternizações de fim de ano, quando inevitavelmente esses assuntos virarem discussão com a família, amigos, vizinhos.

Lula na berlinda

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Tendo vivido o ano de maior inferno astral desde que deixou a Presidência da República, em 2010, Lula é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em dois inquéritos: um por obstrução de Justiça em relação à sua nomeação como ministro da Casa Civil; e outro da Operação Lava Jato envolvendo 11 pessoas ligadas ao PT.

Odebrecht criou conta para manter influência política de Lula, diz jornal

Leia a matéria completa

Além disso, o Judiciário aceitou cinco denúncias do Ministério Público contra o ex-presidente: por ter atuado para liberar verba do BNDES em obra da Odebrecht em Angola; por tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró para impedi-lo de firmar um acordo de colaboração premiada; por ter recebido “benesses” da OAS no tríplex do Guarujá (SP); por ter atuado de forma criminosa nas compras de caças Gripen da sueca Saab e na renovação de uma MP que beneficiou montadoras; e por ter recebido propina da Odebrecht por meio da compra de um terreno onde seria construído o Instituto Lula e do aluguel de um apartamento vizinho ao dele, no ABC.

No entanto, apesar dos sucessivos reveses, o petista lidera a corrida presidencial para 2018. Pesquisa Datafolha divulgada em dezembro dá vitória a Lula em todos os cenários no primeiro turno e o coloca atrás apenas da ex-senadora Marina Silva (Rede) num eventual segundo turno.

Impeachment tira Dilma

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em abril, o plenário da Câmara dos Deputados autorizou a abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT). Um mês depois, o Senado aprovou a abertura do caso, afastando temporariamente a petista do cargo até que o processo fosse concluído em definitivo.

Contra ela, pesava a acusação de crime de responsabilidade pelas “pedaladas fiscais” − atrasou repasses da União a bancos públicos para cobrir gastos dessas instituições com programas do governo – e pela edição de decretos de crédito suplementar, aumentando gastos públicos, sem a autorização do Congresso.

Às 13h36 de uma quarta-feira, dia 31 de agosto, o Senado cassou Dilma por 61 votos contra 20. No mesmo dia, o vice Michel Temer (PMDB) assumiu a Presidência da República até dezembro de 2018.

Lava Jato a todo o vapor

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Iniciada em março de 2014, a Operação Lava Jato chegou à sua 38.ª fase e parece longe de um fim. Somente ao longo deste ano foram 18 fases, a mais polêmica delas em março, quando a Polícia Federal fez a condução coercitiva do ex-presidente Lula − quando o investigado é obrigado a depor − até o aeroporto de Congonhas.

Nos meses seguintes, seguiram-se prisões de altos figurões da República: os ex-ministros Paulo Bernardo, Guido Mantega (ambos já soltos) e Antonio Palocci, o ex-governador do Rio Sérgio Cabral, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha e o ex-senador Gim Argello.

E tudo leva a crer que 2017 seguirá no mesmo ritmo, diante de uma série de pendências envolvendo a operação: a responsabilização dos partidos políticos pelo esquema de corrupção e o avanço das investigações na área de comunicação da Petrobras e nas subsidiárias da estatal, como a BR Distribuidora e a Transpetro.

Greca de volta

Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Até então tido como carta fora do baralho após quatro derrotas seguidas nas urnas, Rafael Greca (PMN) se aproveitou do momento do país em que a classe política está mergulhada em completo descrédito. Na eleição deste ano para prefeito de Curitiba, vendeu o mote da “volta para o futuro”, a um “tempo em que a cidade funcionava” e era reconhecida e copiada nacional e internacionalmente.

Acabou eleito para comandar novamente a capital do estado depois de 20 anos, superando polêmicas como a declaração de que vomitou com o “cheiro de pobre”.

Tão surpreendente quanto esse resultado, porém, foi o desempenho pífio do prefeito Gustavo Fruet (PDT), que foi ultrapassado por Ney Leprevost (PSD) e ficou fora até do segundo turno.

E o cenário deixado pelo pedetista não é dos mais animadores para Greca: são mais de R$ 400 milhões de dívidas a serem pagas a partir do ano que vem.

Reformas de Temer só em 2017

Wilson Dias/Agência Brasil

Na cadeira de presidente da República desde maio, Michel Temer (PMDB) fecha o ano acuado pela Operação Lava Jato, pelos altos índices de desaprovação popular e pelas perspectivas ainda ruins da retomada do crescimento econômico.

Das reformas consideradas fundamentais para reerguer o país, a única aprovada em 2016 foi a PEC do Teto, que limita os gastos públicos em nível federal pelos próximos 20 anos para passar ao mercado uma mensagem de reequilíbrio das contas públicas.

Eleições em 2017? Futuro de Temer passa pelas mãos de um curitibano

Leia a matéria completa

A medida só fará sentido, porém, com a aprovação da reforma da Previdência, cujos gastos têm crescido anualmente 4% acima da inflação. O caminho até lá não será fácil, diante de diversas críticas em torno do tema. Na melhor das hipóteses, o texto passará pela Câmara até o fim do primeiro semestre e depois irá para o Senado.

Por meio de medida provisória, o governo Temer também quer flexibilizar a jornada de trabalho, permitindo a contratação por hora trabalhada, para reverter o desemprego. Também na forma de MP, está pendente de votação a reforma do Ensino Médio, que foi considerada inconstitucional pela Procuradoria-Geral da República.

Pacote anticorrupção estraçalhado

Hugo Harada/Gazeta do Povo

Capitaneadas pelo Ministério Público Federal (MPF) e endossadas pela assinatura de 2 milhões de brasileiros, as propostas da campanha 10 Medidas Contra a Corrupção começaram a tramitar no Congresso no final de junho. No entanto, num momento de conflito de Legislativo versus MP e Judiciário, a Câmara dos Deputados desfigurou completamente o projeto e tirou do texto pontos-chave como a criminalização do enriquecimento ilícito, a criação da figura do “reportante do bem” – que recebe recompensa por denunciar ilegalidades – e o aumento do prazo de prescrição dos crimes.

De quebra, na votação feita na madrugada, os deputados ainda incluíram na proposta a tipificação do crime de abuso de autoridade para magistrados e integrantes do MP. No mesmo dia, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), tentou aprovar na Casa essa versão desfigurada, mas a urgência na tramitação da proposta acabou derrotada em plenário.

O texto seria avaliado pelos senadores, mas o ministro do STF Luiz Fux determinou o retorno da matéria para a Câmara dos Deputados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]