• Carregando...
Othon Luiz Pinheiro foi preso pela Lava Jato. | MOREIRA MARIZ/MOREIRA MARIZ
Othon Luiz Pinheiro foi preso pela Lava Jato.| Foto: MOREIRA MARIZ/MOREIRA MARIZ

O almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, presidente licenciado da Eletronuclear, foi transferido na noite desta terça-feira, 28, para o Quartel General da 5ª Região Militar, no bairro Pinheirinho, em Curitiba. Como militar reformado Othon Luiz tem direito a não ficar na Custódia da Polícia Federal, base da Operação Lava Jato, mas em dependência das Forças Armadas.

Presos da Lava Jato fazem exame de corpo de delito em Curitiba

Othon da Silva e Flavio Barra foram presos na 16ª fase da Operação Lava Jato

Leia a matéria completa

Othon Luiz foi preso na Operação Radioatividade –16º capítulo da Lava Jato –, em caráter temporário nesta terça, 28, por suspeita de recebimento de pelo menos R$ 30 milhões de propinas no âmbito de contratos da Usina Angra 3. O dinheiro ilícito teria sido repassado por empreiteiras e transitou em contas de empresas intermediárias até aportar na Aratec Consultoria, controlada pelo próprio almirante.

Também foi preso na Radioatividade o executivo Flávio David Barra, presidente Global da Andrade Gutierrez Energia. Como civil, ele permanecerá na carceragem da PF, ao lado de outros alvos da Lava Jato. A ordem de prisão do almirante e do executivo da empreiteira foi decretada pelo juiz federal Sergio Moro, que conduz as ações da Lava Jato.

Juiz Sergio Moro faz palestra sobre lavagem de dinheiro

Leia a matéria completa

A temporária de Othon Luiz tem validade por cinco dias, mas ela pode ser prorrogada ou mesmo convertida em prisão preventiva – quando o confinamento prevalece até a conclusão do processo, exceto se o investigado obtém um habeas corpus.

Nesta quarta-feira, 29, o delegado da Polícia Federal Igor Romário de Paula, que integra a força-tarefa da Polícia Federal na Lava Jato, comunicou o juiz Moro que o almirante foi encaminhado ao Quartel General da 5.ª Região Militar de Curitiba “onde permanecerá custodiado à disposição deste Juízo criminal”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]