• Carregando...
José Carlos Bumlai está preso na carceragem da Policia Federal em Curitiba. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
José Carlos Bumlai está preso na carceragem da Policia Federal em Curitiba.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O pecuarista José Carlos Bumlai está “sereno e tranquilo”. A informação é da defesa do amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em nota, o escritório Malheiros Filho Meggiolaro Prado destacou que ainda não decidiu a estratégia que será empregada porque não houve tempo para uma entrevista pessoal com Bumlai ante “várias providências burocráticas” que tiveram de ser cumpridas.

Bumlai foi preso na manhã desta terça-feira (24), em um hotel em Brasília, e transferido para a Custódia da Polícia Federal em Curitiba, base da missão Lava Jato.

Senador do PT é preso por atrapalhar investigações da Lava Jato

Leia a matéria completa

“A equipe que patrocina a defesa de José Carlos Bumlai, através das Dras. Daniella Maggilaro e Lyziê Perfi, esteve com ele hoje [terça-feira, 24] na Polícia Federal de Curitiba, onde o encontrou sereno e tranquilo. Por se tratar do dia de sua entrada na custódia, várias providências burocráticas tiveram que ser cumpridas, inclusive a realização de exame de corpo de delito, de forma que não foi possível uma entrevista pessoal e reservada para a discussão sobre o encaminhamento da defesa”, diz o texto do escritório de defesa.

Já o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) declarou em nota que “todas as operações com a São Fernando [uma das empresas administradas pelos filhos de Bumlai] seguiram os trâmites normais do BNDES, sem qualquer irregularidade, como é explicado na nota. Não ocorreu concessão de crédito para a São Fernando em 2005. O empréstimo direto foi realizado em 2008 e 2009 e o indireto foi contratado em 2012”.

Em outro trecho, o banco afirmou que o BNDES “possui dois tipos de operações de financiamento com o Grupo São Fernando. Os primeiros créditos, no valor de R$ 395,17 milhões, foram concedidos de maneira direta em 2008 e 2009 para a São Fernando Açúcar e Álcool. Já a operação indireta, no valor de R$ 101,5 milhões, foi contratada em 2012 com a São Fernando Energia”.

A nota apresenta um resumo das transações entre o banco e as empresas citadas nas investigações, dizendo que “todas as medidas judiciais em face de São Fernando e dos garantidores foram tomadas pelo BNDES e estão em andamento, dentre elas, no bojo da recuperação judicial, o pedido de decretação de falência da São Fernando.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]