• Carregando...
O pedido para prosseguir com as investigações contra o senador partiu de um delegado da PF | Moreira Mariz/Agência Senado
O pedido para prosseguir com as investigações contra o senador partiu de um delegado da PF| Foto: Moreira Mariz/Agência Senado

Um dia depois de a Folha de S.Paulo revelar que a Polícia Federal pediu a continuidade das investigações contra o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), com base em uma denúncia recebida por e-mail, o tucano divulgou um vídeo em que critica a iniciativa dos investigadores e se diz vítima de uma “armação”.

O pedido para prosseguir com as investigações contra o senador partiu de um delegado da PF. Ele cita um e-mail enviado para o gabinete da Presidência da República. O documento diz indicar a casa onde o policial Jayme Alves de Oliveira, indiciado na Lava Jato por ajudar o doleiro Alberto Yousseff a distribuir propinas, afirmou ter entregado cerca de R$ 1 milhão a um homem que se parecia com Anastasia, em 2010.

Na ocasião, o tucano era governador. O e-mail foi enviado à Presidência em 16 de janeiro. Ele afirma que de lá até aqui nenhuma providência com relação ao documento havia sido tomada e insinua que a PF só se mobilizou em torno do texto após o Ministério Público Federal pedir o arquivamento das investigações contra ele, por falta de provas.

CASA

No e-mail, a mulher que fez a denúncia contra Anastasia indica a casa de uma prima do senador Aécio Neves (PSDB-MG), Tânia Campos, como o local em que Jayme, conhecido como “Careca”, teria feito a entrega do dinheiro. Segundo a reportagem apurou, ela indicou o endereço exato e chegou a enviar cópias de documentos do imóvel no texto enviado à Presidência.

A casa de Tânia fica no mesmo bairro que Careca indicou em seu depoimento como local da suposta entrega de propina, mas não bate com a descrição feita pelo policial em seu depoimento. À PF, em novembro de 2014, Careca disse: “A casa fica voltada para o shopping. É uma casa térrea, ou seja, não parece ser um sobrado para quem olha de frente, não lembro a cor, o portão abre na horizontal. Na frente da casa há uma grade”.

A casa de Tânia, endereço conhecido em Belo Horizonte por ser um dos refúgios preferidos de Aécio e seus aliados, dá vista para uma comunidade popular, não tem grades e é de dois andares. Toda a área é cercada por um alto muro de pedras.

No vídeo, Anastasia descreve com minúcias as diferenças entre os dois locais e fala em armação. “Essa referida casa [do e-mail] é uma casa que não guarda nenhuma correspondência com a descrita pelo Jayme”, diz o tucano. Em seu vídeo, ele não diz que a dona da casa é a prima de Aécio.

A PF esteve na Casa de Tânia na última segunda-feira, segundo pessoas próximas ao tucano, para fotografar o local. Anastasia diz que a diligência é “estranhíssima”, já que a denúncia fora feita em janeiro deste ano. “Sou sereno e tranquilo. Mas não posso permitir é uma armação contra a minha pessoa. Já tolerei durante esses meses todos uma infâmia. Chegou-se ao final, com arquivamento. E agora alegam esses fatos novos que não têm nenhum amparo na realidade”, ataca Anastasia. “O que se pretende é prolongar de maneira artificial e indevida esse inquérito para o meu desgaste”, emenda, para dizer em seguida é vem sendo submetido a uma “tortura”, “com fatos absolutamente inverossímeis”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]