• Carregando...

O anonimato é a origem dos problemas causados pela multiplicação dos factoides na internet,diz o advogado Guilherme Gonçalves. “O pior das redes sociais é propagar informações sem que o atingido possa reagir”, afirma. “O anonimato possibilita o que chamo de efeito estádio de futebol: o cidadão mais calmo do mundo, quando protegido pelo anonimato da arquibancada, passa a xingar violentamente quem vê pela frente.”

Gonçalves ressalta que não há direito absoluto, nem no caso da liberdade de expressão. “Sou absolutamente um defensor da liberdade de expressão, mas as pessoas não podem afirmar impunemente tudo que lhes vem à cabeça sem se identificar. O artigo 5º da Constituição Federal garante a liberdade de expressão mas veda o anonimato ”, diz. “Isso ganha importância se considerarmos que estamos no terceiro paradigma filosófico da humanidade. Primeiro foi o paradigma teológico, depois o antropocêntrico e agora o da linguagem, em que o ser humano existe porque se comunica”, analisa.

O aumento explosivo das possibilidades de comunicação prejudicou a privacidade e expôs agentes políticos ao bombardeio na internet. “Não há debate nas redes, mas guerras de posições”, diz Gonçalves.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]