• Carregando...
Lula tem rejeitado o convite para não passar a imagem de que tem culpa. |
Lula tem rejeitado o convite para não passar a imagem de que tem culpa.| Foto:

A denúncia contra o ex-presidente Lula foi mal recebida pelo Palácio do Planalto. A denúncia aumentou a chance de o ex-presidente aceitar o cargo de ministro no governo Dilma. A avaliação no Planalto é que a denúncia “foi muito política”, principalmente por ocorrer a quatro dias dos protestos marcados para domingo. A ação do MP paulista pode ajudar na argumentação de que o petista é alvo de uma perseguição política, já que Lula nem ouvido foi e já existe um procedimento do Ministério Público Federal em Curitiba em curso sobre o mesmo caso, no âmbito da Operação Lava Jato. No governo, é dado como certo que Lula vai dizer “sim”. Em princípio, ele não queria aceitar o convite para não passar a imagem de que, ao assumir um ministério, estaria assumindo sua culpa. Caso vire ministro, Lula ganharia foro privilegiado e só poderia ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e não mais pela Justiça Estadual paulista ou pela Justiça Federal do Paraná.

Apesar de dizerem que já esperavam uma ação do tipo por parte do promotor Cássio Conserino, que é acusado por petistas de “perseguir” Lula, o governo avaliou como “inconsistente” a denúncia apresentada. “Eles tentaram ouvir Lula como testemunha e não conseguiram porque o depoimento foi cancelado. Aí, apresentaram a denúncia sem sequer ouvir o ex-presidente. Isto é muito ruim”, afirmou um auxiliar do Palácio do Planalto.

Após denúncia do MP-SP, Lula deve partir para o “matar ou morrer”

Leia a matéria completa

Na noite de quarta-feira (10), a presidente Dilma Rousseff reuniu no Planalto seus ministros mais próximos – Jaques Wagner (Casa Civil), Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) e José Eduardo Cardozo (AGU) – para analisar a situação de Lula e também a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a anulação da nomeação de Wellington César para o Ministério da Justiça.

O governo quer que Lula assuma um ministério para passar a ter foro privilegiado e escapar da Justiça comum, além de ajudar o governo a sair da crise política e econômica. A denúncia contra Lula deve aumentar a pressão para que o ex-presidente, que está indeciso, aceite a proposta.

O Ministério Público de São Paulo apresentou uma denúncia contra o ex-presidente Lula por crime de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica por causa da suposta aquisição do triplex 164-A, do Condomínio Solaris, no Guarujá. A acusação, com 192 páginas, foi protocolada na noite da quarta-feira no Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo. Os promotores Cássio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Araújo sustentam que Lula tentou ocultar a propriedade do imóvel, que oficialmente está registrado em nome da empreiteira OAS. O ex-presidente nega ter adquirido o apartamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]