• Carregando...
De acordo com a Polícia Militar, 500 pessoas fazem parte da manifestação | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
De acordo com a Polícia Militar, 500 pessoas fazem parte da manifestação| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Após o desfecho do processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT) nesta quarta-feira (31) um grupo de manifestantes contrários ao presidente Michel Temer (PMDB) protestam na região central de Curitiba. De acordo com a Polícia Militar, a manifestação reuniu cerca de 500 pessoas. O grupo CWB contra Temer, que organizou o protesto pelas redes sociais, não quis informar o número de manifestantes presentes no ato.

Veja mais fotos do protesto “Fora Temer”

O grupo, formado em sua maioria por jovens, se reuniu na Praça 19 de Dezembro às 18h e fechou a avenida Barão do Serro Azul por alguns minutos. Os manifestantes protestaram em frente à Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e seguiram em direção à Avenida Marechal Deodoro até a Boca Maldita, local tradicional de manifestações da capital.

Assista a um vídeo da passagem da passeata “Fora Temer”

Protesto “Fora Temer” em São Paulo é dispersado a bombas pela PM

Leia a matéria completa

Em seguida, os manifestantes pararam a Marechal Deodoro e tacaram fogo em sacos de lixo. Eles protestam contra o impeachment e principalmente contra o presidente Michel Temer. Os gritos de “Fora, Temer” e “presidente sem voto” formam o coro. Sobrou até para o governador Beto Richa (PSDB) e para o juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em primeira instância.

De acordo com Fernando Lopez, do grupo CWB contra Temer, o ato é uma demonstração que há uma grande parcela da população que não está satisfeita com a situação que se instalou no país. “Os rojões que apareceram hoje pela cidade existem, mas nós existimos também. Esse ato é uma prova que existe resistência, que o povo está na rua”, disse, afirmando que o ato foi o maior realizado na cidade até agora. O ato foi convocado pelas redes sociais na tarde de terça-feira (30).

Lopez afirmou que um novo ato está marcado para o dia 18 de setembro, além de outros que podem surgir, dependendo da pauta do Congresso. “Se depender de nós, [Michel] Temer não vai ter sossego”.

O ato terminou três horas depois, nas escadarias do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por volta das 21h. “É só o começo”, diziam os manifestantes.

Grupo pró-impeachment também se reuniu

Outra manifestação saiu da Praça Nossa Senhora da Salete em direção à Praça Santos Andrade às 18 horas desta tarde, comemorando o impeachment. O número de participantes foi baixo, não alcançando uma dúzia de pessoas. Além deles, havia um carro com alto-falante comemorando o afastamento definitivo da ex-presidente Dilma.

Curitibanos comemoram o fim do mandato de Dilma RousseffMarcelo Andrade/Gazeta do Povo

Por volta das 19h50 ocorreu um desentendimento entre integrantes das duas manifestações na frente do prédio da UFPR da Santos Andrade. O caminhão de som dos manifestantes que comemoram o fim do mandato de Dilma chegaram ao local ao som de “Fora, Dilma!” , o que, aparentemente irritou os estudantes ali presentes. Xingamentos foram trocados, mas não houve violência física. A Polícia Militar (PM) chegou logo em seguida.

De acordo com o líder do movimento pró-impeachment Curitiba Contra a Corrupção, Cristiano Roger, cerca de 40 manifestantes comemoraram nas ruas da cidade durante este fim de tarde e começo de noite. “Partimos em carreata até a Praça Santos Andrade onde fomos hostilizados pelos estudantes de esquerda. Então só cantamos o hino Nacional e fomos embora”, afirma. Em relação ao baixo número de participantes, Roger acredita que se deve à constatação de uma decisão já esperada. “Muita gente não compareceu porque se acomodou com o resultado que era quase certo”, finaliza.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]