• Carregando...
Rodrigo Rocha Loures é suplente do ministro da Justiça Osmar Serraglio na Câmara dos Deputados | Wenderson Araujo/Wenderson Araujo
Rodrigo Rocha Loures é suplente do ministro da Justiça Osmar Serraglio na Câmara dos Deputados| Foto: Wenderson Araujo/Wenderson Araujo

O presidente Michel Temer (PMDB) pediu que seu assessor especial, Rodrigo Rocha Loures, volte a ocupar uma cadeira de deputado federal para auxiliar o governo na aprovação das reformas da Previdência e Trabalhista. Rocha Loures é suplente do agora ministro da Justiça e Segurança Pública Osmar Serraglio (PMDB-PR) e deve assumir o cargo de vice-líder do governo na Câmara.

Rocha Loures já foi deputado federal entre 2007 e 2011. Segundo o - ainda - assessor do presidente, o pedido de Temer para que ele assumisse o cargo de deputado federal foi feito ainda na semana passada, quando caminhava para a nomeação de Serraglio para o Ministério da Justiça e da Segurança Pública.

“Ele [Temer] me disse que seria importante que eu voltasse à Câmara para colaborar com a bancada do PMDB nacional, para harmonizar as relações dentro e fora da bancada”, disse Rocha Loures em entrevista à Gazeta do Povo.

Relação próxima

Segundo Rocha Loures, ele continuará tendo uma relação muito próxima com o presidente e deve focar sua atuação na aprovação de reformas consideradas importantes pelo governo federal. “Recebi uma missão política no sentido de garantir que esses projetos importantes para o governo sejam aprovados com harmonia e tranquilidade”, disse.

A expectativa do governo é aprovar ainda no primeiro semestre desse ano as reformas da Previdência e Trabalhista. Para o segundo semestre, a agenda do governo federal vai focar em uma reforma política e no início da discussão de uma reforma tributária.

A discussão para a reforma da Previdência já começou e pode trazer dor de cabeça para o governo federal. O deputado Paulinho da Força (SD-SP), por exemplo, conseguiu assinaturas para apresentar uma emenda ao projeto enviado pelo governo que propõe diversas mudanças, inclusive da idade mínima. Até agora já foram apresentadas oito emendas na Comissão Especial formada para tratar do tema na Câmara.

A oposição chegou a entrar com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF), com pedido de liminar para suspender a tramitação da reforma na Câmara. Eles argumentam ao STF que a PEC deveria ter seu trâmite na Câmara dos Deputados suspenso, já que o texto chegou na Casa sem “prévio estudo atuarial”, o que violaria a Constituição Federal. O caso está nas mãos do ministro Celso de Mello.

Novo líder

Com a missão de garantir a aprovação das reformas na Câmara, Rocha Loures vai auxiliar o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) na liderança do governo na Casa. O deputado do PP foi anunciado na semana passada, mas deve começar a trabalhar efetivamente apenas na próxima terça-feira (7), devido ao recesso de carnaval, que paralisou o Congresso Nacional por uma semana.

Aguinaldo Ribeiro foi ministro das Cidades no governo Dilma Rousseff (PT), entre 2012 e 2014.Ele vai substituir o colega André Moura (PP-SE), que até então ocupava o cargo de líder da bancada. “O nosso propósito é gerar empregos, atrair investimentos e criar condições para o Brasil voltar a crescer. Nesse sentido ele [Aguinaldo]fará um bom trabalho”, avalia Rocha Loures.

Já André Moura, após pressão do centrão (grupo político do qual faz parte), foi indicado por Temer para a liderança do governo no Congresso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]