• Carregando...
Cerca de 57 mil pessoas protestaram na Esplanada dos Ministérios em Brasília. | Marcelo Bassul/AFP
Cerca de 57 mil pessoas protestaram na Esplanada dos Ministérios em Brasília.| Foto: Marcelo Bassul/AFP

Manifestantes contra e favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff protestam desde a manhã deste domingo (7) em 25 estados do País e no Distrito Federal.

Em Brasília, palco da votação no plenário da Câmara, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal estimou, às 18h30, que havia 57 mil pessoas próximas ao Congresso. Deste total, cerca de 40 mil estão do lado sul, espaço destinado aos manifestantes favoráveis ao pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Outros 17 mil estão do outro lado, em apoio ao governo.

PLACAR: Confira a votação do impeachment no plenário da Câmara

Segundo o boletim, é contínuo o movimento de pessoas chegando e saindo do local. Três mil policiais fazem a segurança na Esplanada. Até o momento, não foram registradas ocorrências graves.

Em São Paulo, manifestantes contra o impeachment lotaram o Vale do Anhangabaú, na região central da capital paulista. Militantes sindicais, de movimentos sociais e também cidadãos não ligados a organizações carregam faixas contra o golpe e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Gritam “Não vai ter golpe, vai ter luta”, mensagens expostas também em um telão instalado no local.

Os apoiadores do afastamento da presidente se reúnem em frente ao prédio da Fiesp, na Avenida Paulista. Por lá, a movimentação segue tranquila e o número de manifestantes é menor em comparação a outras manifestações que pediam o impeachment de Dilma.

Protesto contra o impeachment em São Paulo.Miguel Schincariol/AFP

A Polícia Militar não estimou quantas pessoas participavam das duas manifestações na capital paulista.

No Rio de Janeiro, a manifestação “Funk contra o Golpe” entrou na reta final pouco antes das 13h. Os organizadores informaram ao microfone de carro de som que o ato reuniu 50 mil pessoas. Procurada, a Polícia Militar disse não ter feito estimativa de público.

Pela tarde, a Frente Brasil Popular estimava em 15 mil manifestantes nos arcos da Lapa em manifestação favorável ao governo.

A manifestação pró-impeachment no Rio de Janeiro ocorre na praia de Copacabana. Manifestantes assistem à transmissão da sessão da Câmara em um telão no posto 5. A Polícia Militar não divulgou números oficiais, mas a Guarda Municipal estimou em 3 mil pessoas a presença no protesto.

Manifestação em frente à Justiça Federal em Curitiba teve clima festivo

Leia a matéria completa

Em Minas Gerais, manifestantes começaram a chegar à Praça da Liberdade por volta das 13h30 para participar do protesto pelo afastamento da presidente. Três caminhões de som estão posicionados na praça. Um telão está sendo montado para transmissão da votação do impeachment.

Cerca de 2 mil pessoas contrárias ao impeachment, saíram em outro ato da Praça Raul Soares e seguiram para a Praça da Estação, de onde acompanharão a sessão na Câmara dos deputados também por telões.

No Espírito Santo, os grupos pró-impeachment acompanham a votação em telões instalados na Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória, e em um posto de combustíveis na Praia da Costa, em Vila Velha, na grande Vitória.

Na Bahia, manifestantes a favor do governo estão acampados no Farol da Barra, na orla de Salvador (BA), desde o sábado (16). A maioria integra o MST e acompanhará a sessão da Câmara por um telão. A expectativa das lideranças é de que 150 mil pessoas ocupem a orla da Barra, que já foi palco de protestos do grupo defensor do impedimento de Dilma. Desta vez, aqueles que pedem o fim do governo se reunirão no Jardim de Alah, bairro do Costa Azul.

Manifestação pró-impeachment na Avenida Paulista.Nelson Almeida/AFP

Em Recife, capital de Pernambuco, a movimentação dos grupos pró e contra o impeachment ocorrem desde o início da tarde. No Marco Zero, região central da cidade, estão reunidos manifestantes favoráveis ao Governo. No segundo jardim da praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, os manifestantes favoráveis ao impeachment estão reunidos.

O Movimento Brasil Livre estima que 25 mil pessoas circularam pelo Parque Moinhos de Vento, o Parcão, em Porto Alegre, onde grupos contrários ao governo da presidente Dilma Rousseff se reúnem para acompanhar a votação do processo de impeachment na Câmara dos Deputados. A Brigada Militar está fazendo o policiamento do local, mas não vai divulgar estimativa de público.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]