• Carregando...

Sobe a 49% aprovação à política de juros, diz CNI/Ibope

A aprovação da população em relação à política de juros do governo saltou de 33% em março para 49% em junho, de acordo com pesquisa divulgada nesta sexta-feira (29) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Ibope

Leia matéria completa

A avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff subiu em junho, enquanto sua aprovação pessoal permaneceu a mesma, mostrou pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta sexta-feira (29).

De acordo com o levantamento feito pelo Ibope sob encomenda da Confederação Nacional da Indústria, 59% apontam o governo Dilma como ótimo ou bom, contra 56% em março. Trinta e dois por cento veem o governo como regular, contra 34% na sondagem anterior, e 8% o classificam como péssimo ou ruim, mesmo patamar de março.

A Região Nordeste é onde o governo Dilma é melhor avaliado e onde o porcentual "ótimo ou bom" alcançou 65%. Nas regiões Centro-Oeste e Norte, o governo teve o maior aumento porcentual, de 50% para 65%.

Já a aprovação pessoal da presidente permaneceu em 77%.

Comparação com Lula

A maioria da população brasileira ainda considera que o governo da presidente Dilma é igual ao do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas o porcentual de entrevistados que fizeram essa avaliação recuou de 60% em março para 58% em junho, segundo a pesquisa.

Para 24% dos entrevistados, o atual governo é pior do que o anterior e, para 16%, a presidente Dilma tem um desempenho melhor do que o de Lula.

Próximos anos

A pesquisa revelou também que 61% dos entrevistados consideram que o restante do governo Dilma será "ótimo ou bom". O índice representa três pontos porcentuais acima do que o último levantamento de março deste ano para o mesmo quesito.

O patamar de 61% para o "ótimo e bom" do restante do governo é a quarta alta seguida desde julho de 2011, quando o indicador era de 55%, o mais baixo do governo Dilma. Em março do ano passado, a confiança na condução da gestão da presidente chegou o mais alto patamar, de 68%

No mesmo período, se manteve em 25% o porcentual dos que avaliam que os próximos dois anos do governo Dilma serão bons e em 10% os que disseram que serão péssimos.

Na Região Nordeste está o maior porcentual dos entrevistados que esperam que o restante da administração Dilma seja "ótimo ou bom", com 66%. Na Região Sul, estão os menos otimistas, com 55% para essa questão.

Metodologia

O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios entre os dias 16 e 19 de junho. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]