• Carregando...
José Carlos Bumlai cumpre prisão domiciliar após ter sido diagnosticado com um câncer na bexiga. | Valter Campanato/Agência Brasil
José Carlos Bumlai cumpre prisão domiciliar após ter sido diagnosticado com um câncer na bexiga.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O pecuarista José Carlos Bumlai vai prestar depoimento nesta sexta-feira (8) ao Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo. O pecuarista atualmente cumpre prisão domiciliar, depois de ser diagnosticado com um câncer na bexiga.

O depoimento de Bumlai está marcado para às 14 horas, no MPF de São Paulo. A autorização foi expedida pelo juiz federal Sergio Moro nesta quarta-feira (6), a pedido da defesa.

O pecuarista será ouvido pelo procurador Andrey Borges de Mendonça, que atua em processos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) por envolverem pessoas com prerrogativa de foro.

De acordo com a advogada de defesa Daniela Meggiolaro, o pecuarista deve prestar esclarecimentos referentes aos depoimentos em regime de colaboração premiada feitos pelo senador Delcídio do Amaral.

Em seus depoimentos, Delcídio do Amaral afirma que foi procurado por Lula para que ajudasse a família de Bumlai, já que o ex-presidente estava preocupado com a situação do pecuarista em relação às investigações da Lava Jato. O senador afirmou que havia uma “chantagem explícita” da família do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró para que os nomes de Lula e Bumlai não fossem envolvidos na operação.

Delcídio também disse em seus depoimentos que Bumlai teria se envolvido na contratação da Schahin como operadora da sonda Vitória 10000 da Petrobras. O senador menciona ainda a participação do pecuarista na obtenção de um empréstimo de R$ 12 milhões junto ao Banco Schahin para o Partido dos Trabalhadores – parte do dinheiro foi entregue ao empresário Ronam Maria Pinto, preso na 27ª fase da Lava Jato.

O depoimento de Delcídio também coloca sob suspeitas a atuação de Bumlai na construção da usina de Belo Monte.

Bumlai foi preso em novembro do ano passado, na deflagração da operação Passe Livre, 21ª fase da Lava Jato. No mês passado, o pecuarista passou a cumprir prisão domiciliar depois de ser diagnosticado com um câncer na bexiga.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]