• Carregando...
Área que será colocada à venda próxima ao Jardim Botânico. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Área que será colocada à venda próxima ao Jardim Botânico.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Na última terça-feira (19), o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão divulgou uma lista dos 239 imóveis que pertencem a União e estarão disponíveis para a venda nos próximos meses. No Paraná, sete terrenos serão vendidos, cinco na capital Curitiba e dois em Maringá, no Norte do estado. A lista com todos os endereços consta da Portaria n° 24/2016 da pasta no Diário Oficial da União.

Confira a localização das áreas que serão vendidas

Em Curitiba, os cinco lotes que serão vendidos ficam nas ruas Pedro de Araújo Franco e Walter Marquardt, um ao lado do outro, no bairro Jardim Botânico. Os espaços são vizinhos da Vila Capanema, atual estádio do Paraná Clube, e ao todo formam uma área de pouco mais de 8,5 mil m², que faz parte de uma ocupação criada por antigos trabalhadores da Rede Ferroviária e familiares há 80 anos.

Residências oficiais da Casa Civil e da Fazenda serão colocadas à venda

Leia a matéria completa

Os terrenos que serão vendidos, apesar de estarem em meio as casas da ocupação, estão vazios. O ministério, por meio da assessoria, explica que os lotes serão vendidos justamente por esse motivo, já que cumpririam os critérios da disponibilidade para venda: imóveis vagos e inservíveis para o serviço público.

Moradores dos lotes vizinhos, destacam porém que alguns fatores talvez dificultem a venda dos cinco espaços, já que todos ficam ao lado de um rio e enchem com facilidade. Outro fator, seriam as construções no local, mesmo as desocupadas, que não poderiam ser retiradas por serem históricas, segundo relatos de quem vive na região.

A venda dos imóveis será feita pela Caixa Econômica Federal, que fará a avaliação de cada lote e, posteriormente, lançará editais de licitação, na modalidade concorrência. Segundo o Ministério do Planejamento, a previsão para que os primeiros espaços para venda sejam publicados é de 45 dias. Quem quiser comprar um dos 239 imóveis poderá utilizar recursos próprios, empréstimos, financiamentos, cartas de crédito ou qualquer outra linha de crédito do mercado financeiro.

Colaborou: Getulio Xavier.

Terrenos integrariam sede administrativa da prefeitura de Curitiba

Em janeiro de 2014 a prefeitura da cidade cogitou utilizar o espaço da Vila Capanema e todo o entorno para construir a nova sede administrativa da cidade. O centro reuniria todos os órgãos do Executivo, que atualmente estão espalhados pela cidade. Os cinco terrenos que estarão disponíveis para a venda também seriam incorporados no projeto, de acordo com um esboço inicial feito Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

As negociações se alongaram por todo o ano de 2014, mas não evoluíram. A prefeitura atualmente descarta a possibilidade da construção do Centro Administrativo Municipal no local. A ideia da construção de um espaço centralizador de todos os órgãos, porém, não foi totalmente descartada, um segundo projeto ainda pode surgir, mas em terrenos próximos a Linha Verde. A prefeitura garante que não existe nenhuma previsão para que esse segundo projeto comece a ser estudado. Seriam planos a longo prazo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]