• Carregando...
 | /
| Foto: /

A Fiesp tratou literalmente a filé mignon os manifestantes que pediam o impeachment de Dilma Rousseff. O objetivo de pagar o almoço era “não pagar o pato”. Deu certo. Como sempre, a Fiesp e suas coirmãs se livraram da conta, que ficou para você e para mim.

Paulo Skaf (que, segundo delação, levou R$ 6 milhões de dinheiro ilícito) tinha orgulho de dizer que a Fiesp era a “casa do impeachment”. Além do mignon, pagou anúncios avaliados em R$ 5 milhões pedindo a cabeça de Dilma. E bancou a propagação do célebre pato inflável amarelo.

O pato que a Fiesp não queria pagar era a conta do governo federal. A CPMF, imposto contra o qual Skaf lutava, e único que permite cruzar dados para saber quem sonega outros tributos, realmente não voltou. Mas a vitória não parou por aí.

Há dois jeitos de você equilibrar uma conta. A proposta da CPMF aumentava a arrecadação. O outro jeito é cortar gastos, pauta que Michel Temer adotou com gosto – para grande alívio de Patópolis. Temer cortou programas sociais, está fazendo com que se aprove um congelamento de gastos por vinte anos e patrocina uma reforma brutal da Previdência.

A reforma da Previdência, aliás, traz um benefício adicional para o empresariado. Sem poder se aposentar, os trabalhadores de 60 ou 65 anos continuarão concorrendo por vagas, o que deve achatar o valor do salário.

É a regra número um da economia: se há mais oferta, o preço cai, e isso serve inclusive para a compra do trabalho alheio. Em jargão marxista, a reforma da Previdência aumenta o “exército industrial de reserva”. Claro que os liberais não acreditam (nem querem acreditar) que isso exista.

As grandes empresas estão tendo uma vitória após a outra no curto governo Temer. Tudo vai bem em Patópolis. E o mais incrível é que, apesar de os últimos lances da política nacional terem deixado evidente o papel que muitas dessas empresas desempenham no processo de corrupção, sua moral parece não ser contaminada.

A delação da Odebrecht chamou a atenção principalmente por citar gente em cargos de influência da República. Estão nela o atual presidente da República, o presidente do Senado e os dois últimos presidentes da Câmara dos Deputados. É justo que se comente isso. É justo que a população fique indignada com a classe política.

Mas estamos falando dos corrompidos, dos que se venderam. E os corruptores? Ou alguém acha que era só a Odebrecht, que eram só as empreiteiras? Claro que toda generalização é burra. Não são todos os políticos. Não são todas as empreiteiras, muito menos todas as empresas.

Demonizar a iniciativa privada seria tão tolo quanto demonizar os políticos. Mas não é possível que a Lava Jato não nos abra os olhos para o óbvio. Os políticos só se vendem porque há quem compre. Só se vendem porque grandes empresas usam-nos para ter seus interesses satisfeitos.

Numa entrevista nesta semana, Roberto Justus, empresário e suposto presidenciável, aproveita o clima de desconfiança para dizer que o Brasil precisa sair das mãos dos políticos. A implicação do discurso é de que cair nas mãos de grandes empresários seria uma garantia de que não haveria corrupção. No mundo dos infladores de pato, faz todo o sentido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]