• Carregando...

A prefeitura de Curitiba quer manter o mesmo modelo de coleta de lixo vigente na cidade há pelo menos três décadas. Os caminhões continuarão percorrendo as ruas com pobres lixeiros correndo atrás para jogar sacos e outros dejetos nas carrocerias. O que vai mudar é a taxa de coleta, que passará a ser cobrada de todos os moradores, incluindo daquelas mais pobres que estavam isentos do pagamento.

Fora isso, não se prevê a modernização do sistema: as mais de 2 mil toneladas de lixo recolhidas por dia em Curitiba continuarão percorrendo 40 quilômetros para ser despejadas num aterro no município de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana.

Tudo isso porque a secretaria municipal do Meio Ambiente considerou incompetentes os técnicos da International Finance Corporation (IFC), órgão do Banco Mundial, que durante mais de dois anos elaboraram projeto de modernização do sistema – que evitaria maiores gastos com transporte de resíduos a grandes distâncias, daria maior aproveitamento aos recicláveis e criaria programas de valorização dos catadores –, além de ampliar o número de estações sustentabilidade, um pioneirismo de Curitiba já copiado por Buenos Aires e algumas cidades brasileiras.

Atualmente, os serviços de coleta e de aterro sanitário são prestados pelo grupo Cavo/Estre, com contrato que se encerra neste mês de maio. Por isso, a prefeitura deve lançar nos próximos dias um novo edital de concorrência que, basicamente, mantém o mesmo envelhecido modelo. É possível que muitas empresas se habilitem à licitação, mas especialistas do setor acreditam que o mesmo grupo seja o vencedor, dadas as condições estruturais que elas já oferecem (frota de caminhões, aterro já licenciado etc.), condições que concorrentes novos em princípio não teriam. Seja como for, quem ganhar a licitação garantirá um faturamento de cerca de R$ 260 milhões ao ano pago pelos cofres municipais.

Ou seja, cumpre-se uma máxima lampeduziana: “algo deve mudar para que tudo continue como está”. Nenhuma cidade civilizada do mundo segue o mesmo modelo curitibano de coleta e destinação dos resíduos sólidos. Mas a opção da Secretaria Municipal do Meio Ambiente é o de mantê-lo indefinidamente – segundo anunciaram o secretário Sérgio Tocchio e a superintendente Marilza Dias em audiência realizada nesta terça-feira (2) na Câmara Municipal.

O que de fato deve mudar é o sistema de cobrança da taxa de coleta. Atualmente, ela vem embutida no carnê do IPTU. Contudo, como milhares de moradores pobres estão isentos deste tributo, eles também não pagam pela coleta. A ideia é atrelar a taxa à conta de luz ou à fatura da água, de tal modo que ninguém – mesmo a população mais pobre da periferia – poderá se livrar do pagamento. A receita vai aumentar, mas o serviço continuará praticamente o mesmo. Neste caso, Curitiba nem vai voltar – vai continuar onde já estava.

Zig-zig-zá

Mudanças no secretariado: tesoureiros das últimas campanhas de Beto Richa, Fernando Ghignone e Juraci Barbosa ganharão cargos no primeiro escalão. Ambos foram citados pelo próprio Richa como as pessoas mais indicadas para responder às denúncias de que dinheiro de caixa 2 doado pela Odebrecht teria coberto despesas eleitorais. Enquanto não for aprovada e promulgada a emenda do senador Alvaro Dias (PV) que extingue o foro privilegiado, os dois estarão mais protegidos.

La Máffia

O prefeito Rafael Greca queria passar incógnito durante o feriadão. Por isso, viajou para Foz do Iguaçu com Margarita e o amigo Giovani Gionédis. O anonimato foi quebrado quando o grupo foi fotografado no restaurante que leva o sugestivo nome de La Máffia, próximo à tríplice fronteira. Curiosidade: lá os garçons vestem-se à moda das cantinas de Nova Iorque e Chicago nos conturbados idos da Lei Seca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]