• Carregando...

É a população paranaense que paga o preço da desconfiança que o governo estadual cavou para si mesmo. Desde que fantasiou cenários para conquistar a reeleição de 2014 para, logo após, lançar a mão grande sobre fundos da previdência, adiar os reajustes salariais e usar força militar para conter manifestantes em 29 de abril do ano passado – ficou realmente difícil estabelecer diálogo capaz de construir um consenso que não prejudique a maioria dos cidadãos, com os quais, também ambos os lados, devem estar comprometidos.

O resultado desta falta de confiança é a continuidade da greve do magistério, conforme decisão por apertada maioria na assembleia da categoria do último sábado (22). Nem mesmo os sinais de recuos pontuais a que governo estaria propenso a fazer foram suficientes para acabar com a paralisação.

Chame-se à responsabilidade o próprio magistério que, radicalizado, deixa milhares de alunos sem aulas no fim do ano letivo; que contribui para queda ainda maior na qualidade do ensino; que prejudica famílias impedidas de planejar até mesmo prosaicos períodos de férias. Mas, por outro lado, compreenda-se a posição dos professores, escolados pelos inúmeros motivos que os levam a desconfiar do que emana do Palácio Iguaçu.

Compreenda-se, igualmente, que a situação financeira do estado, embora melhor que a de outras unidades, também sofre com a crise recessiva do país. E que isto o leva a rever promessas para não comprometer ainda mais o equilíbrio fiscal. A desconfiança , porém, não se rende nem mesmo a tais evidências.

Estamos diante, pois, de uma crise de credibilidade. Não há diálogo produtivo e civilizado que possa prosperar neste cenário de descrença e de desrespeito de ambos os lados – e cujas vítimas maiores são o interesse público, a Educação e os alunos e suas famílias.

A este quadro soma-se a tragédia do aluno morto a facadas por um colega no banheiro de uma escola sob ocupação nesta segunda-feira, em Curitiba. Neste ponto, pode-se concluir que a crise de confiança e autoridade para dar fim ao descabido movimento de ocupações atinge não só o Palácio Iguaçu, mas também os pais, a APP (que o incentiva), Ministério Público, Judiciário, Defensoria, conselhos tutelares... todos incapazes de restaurar a ordem e defender o bem comum.

Voto nulo?

Muitos dos que assistiram ao último debate entre Rafael Greca e Ney Leprevost, pela RICTV no domingo, certamente se tornaram mais inclinados a votar nulo. Os candidatos protagonizaram um espetáculo indigno dos curitibanos preocupados com o futuro da cidade e podem ter concluído que nenhum dos dois está à altura dos seus votos.

Abin de olho 1

Se a Câmara aprovar nesta terça-feira (25) a PEC do Teto, Michel Temer deve começar a destravar as nomeações nas estatais e postos estratégicos na administração. Elas estão represadas à espera da “boa vontade” parlamento em aprovar a PEC. A diretoria-geral de Itaipu, ocupada desde o primeiro governo Lula pelo petista Jorge Samek, é uma das joias da coroa que aguardam novo titular.

Abin de olho 2

Mas há outros cargos cobiçados. Um deles é o sensível setor da secretaria Especial dos Portos que cuida das outorgas de áreas portuárias para a iniciativa privada – negócios que atingem valores bilionários. Para o posto já foi indicado por um deputado paranaense do PMDB o ex-diretor-técnico do Porto de Paranaguá Ogarito Linhares à época em que o superintendente era Eduardo Requião (2003-2007). Seu nome está passando pelo crivo da Abin, a quem caberá dar o aval (ou não) à indicação.

Abin de olho 3

O extenso dossiê que chegou à Abin lembra que ele, quando diretor da Appa, fracassou, dentre outros, na condução de projetos de melhoria do Porto de Paranaguá, dentre os quais o da dragagem e de eliminação das filas intermináveis de caminhões e navios, fatores que desviaram de cargas para portos de outros estados. Multas da agência reguladora se multiplicaram.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]