• Carregando...
 | Laycer Tomaz/Câmara dos Deputados
| Foto: Laycer Tomaz/Câmara dos Deputados

É dever de cada deputado paranaense do PT e do PMDB falar com seus senadores para que votem favoravelmente a este projeto que vai ajudar a desafogar estados e municípios de pagar juros abusivos.

Elio Rusch (DEM),  deputado estadual, defendendo a aprovação, em Brasília, da proposta que permite a aplicação imediata da lei da renegociação das dívidas de estados e municípios com a União.

Duas mobilizações de servidores públicos têm prejudicado o devido funcionamento da Justiça em âmbito nacional e regional: a de servidores do Ministério Público da União (MPU) e a da Justiça Federal. Os funcionários do MPU, que inclui o Ministério Público Federal e do Trabalho, estão em greve há 46 dias. Em Curitiba, enquanto apenas 30% do efetivo mantém a rotina normal de trabalho, os funcionários organizam protestos diários em frente às instituições. Eles reivindicam reposição salarial, que, segundo a classe, não ocorre há nove anos. Já os servidores da Justiça Federal do Paraná organizaram uma nova paralisação por algumas horas na tarde desta quarta-feira para reivindicar melhores salários e condições de trabalho. A classe também não descarta a possibilidade de greve.

Protesto

Um grupo de estudantes (foto), que já tumultuou uma audiência pública na terça-feira (24) sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz maioridade penal para 16 anos, protestou nesta quarta-feira (25), em frente ao plenário da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. O grupo é contrário à redução da maioridade penal.

Ou um, ou outro

Um dos representantes paranaenses na comissão para a reforma política da Câmara, o deputado Sandro Alex (PPS) apresentou na terça-feira (24) uma emenda que proíbe parlamentares de exercerem cargos no Executivo. Pela proposta, um deputado ou senador teria de renunciar para, por exemplo, assumir uma secretaria estadual ou um ministério. Hoje, é comum que secretários-deputados voltem ao Legislativo apenas para votar matérias de interesse do governo.

Especulações

Para anotar no caderninho e ver se confirma. Fonte que circula pelos bastidores de Brasília dá como certa a transferência do Ministério das Relações Institucionais para a batuta do PMDB. Seria um modo de Dilma acalmar a parcela de revoltados na base. Hoje a pasta é comandada pelo petista Pepe Vargas. Outras mudanças previstas: Aloízio Mercadante pode voltar para a Educação, no lugar do recém-saído Cid Gomes. A Casa Civil ficaria para o ex-governador baiano Jaques Wagner.

Contas em dia

Os vereadores de Curitiba aprovaram nesta quarta (25), em segunda discussão, o projeto que estabelece o prazo de 120 dias (prorrogável por mais 30 dias) para a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização analise as contas do Executivo municipal.

Sem acordo 1

Ao contrário do vice-presidente da Camargo Corrêa Eduardo Leite, que já está cumprindo prisão domiciliar depois da homologação do acordo de delação premiada, o presidente da empresa, Dalton Avancini, não tem previsão para deixar a carceragem da Polícia Federal em Curitiba.

Sem acordo 2

Os depoimentos prestados por Avancini ainda aguardam análise do Ministério Público Federal (MPF) e ele só deve receber o benefício depois que o acordo for homologado pelo juiz federal Sergio Moro. A expectativa do advogado Marlos Arns era de que até o final do mês de março os dois clientes já estivessem em suas respectivas casas.

Colaboraram: Amanda Audi, Carlos Eduardo Vicelli, Chico Marés, Euclides Lucas Garcia, Katna Baran e Kelli Kadanus.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]