• Carregando...
 | Cesar Machado/Gazeta do Povo
| Foto: Cesar Machado/Gazeta do Povo

A notoriedade por causa da indicação para o Supremo Tribunal Federal (STF) – falta ainda a aprovação do Senado para ser efetivado como substituto de Joaquim Barbosa no órgão – trouxe também alguns problemas para o advogado paranaense Luiz Edson Fachin (foto). O mais recente foi a criação de um perfil falso e sem autorização do professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no Facebook. O receio da equipe de Fachin é que o perfil, apesar da boa-fé demonstrada até o momento, possa acirrar ainda mais os ânimos até a definição da sabatina no Senado.

Presidência marcada

Caso Luiz Edson Fachin seja mesmo confirmado como novo ministro do Supremo Tribunal Federal, já é possível saber quando ele vai assumir a presidência do tribunal. Seria daqui a 11 anos, em 2026. Pela regra do STF, assume o cargo o ministro com mais tempo na função que ainda não tenha sido presidente. Fachin, que tem 57 anos, só poderá chegar lá porque dois dos atuais ministros que estão “na fila” entram na aposentadoria compulsória antes de chegar sua vez: Rosa Weber e Teori Zavaski.

Colegas de cela

Os ex-deputados federais presos na última sexta-feira (10) pela Polícia Federal na deflagração da 11ª fase da Operação Lava Jato dividem a mesma cela na carceragem em Curitiba, segundo um dos advogados. André Vargas (sem partido), Luiz Argolo (SD) e Pedro Corrêa (PP) são acusados de participação nos crimes investigados pela força tarefa. Quem também divide cela na PF é o doleiro Alberto Youssef. De acordo com um dos advogados, o doleiro é colega de cela do ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró.

Privilégio

O advogado do ex deputado federal Pedro Corrêa (PP), Michel Saliba, disse nesta segunda-feira (20) que achou estranho somente o doleiro Alberto Youssef ter autorização para ter televisão na cela da carceragem da Polícia Federal, em Curitiba. Youssef divide cela atualmente com o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Já Corrêa divide a cela com os ex deputados-federais André Vargas (sem partido) e Luiz Argolo (SD), presos no último dia 10.

Quase às moscas

Em época de feriadão prolongado, o Congresso Nacional só não ficou relegado às moscas porque serviu de atração para os turistas que escolheram Brasília para curtir a folga de Tiradentes. Muitos deles aproveitaram para tirar fotos com o senador paranaense Alvaro Dias (PSDB), um dos poucos parlamentares presentes na capital federal. Por falta de quórum, Dias abriu e encerrou a sessão plenária desta segunda-feira (20).

Luto

O ex-vereador Salvador Francisco de Oliveira Neto, de 58 anos, foi encontrado morto, no início da manhã desta segunda-feira (20), em sua casa, em Londrina. De acordo com a Polícia Militar, o caso foi comunicado pela própria mulher de Salvador Francisco, que encontrou o corpo do marido no lado externo da casa por volta das 6 horas. A polícia informou que as circunstâncias da morte ainda devem ser apuradas. Ele foi vereador de 1997 a 2000.

Sou professor há mais de 30 anos. Já formei juízes, desembargadores, advogados. Mas não devo ter tido um que foi para a política. Não atrai vocações. Não podemos deixar que a política seja espaço de gente que não deu pra nada.

Luís Roberto Barroso,  ministro do STF, durante palestra na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Colaboraram: Bruna Maestri Walter, Carlos Eduardo Vicelli, Joana Neitsch, Kelli Kadanus e Rogerio Waldrigues Galindo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]