• Carregando...
 | Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
| Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados

O blogueiro André Gonçalves, do Conexão Brasília, conta que o deputado federal Rubens Bueno (PPS, foto) quer voltar a concorrer à prefeitura de Curitiba, em 2016. Bueno disse que liberou o partido para trabalhar sua candidatura. Em 2012, ele foi vice na chapa de Luciano Ducci (PSB) e ficou de fora do segundo turno. Em 2004, Bueno foi cabeça de chapa e também ficou em terceiro, com 20% dos votos válidos. O parlamentar concorreu duas vezes a governador, em 2002 e 2006, e também perdeu. “Pelas pesquisas, há condições de fazer uma boa campanha”, disse o deputado.

Depois que o Lula falou que está indignado com a corrupção, eu ocupei a tribuna e falei: Deus é brasileiro, o papa é carioca e o Pinóquio é petista.

Jair Bolsonaro (PP-RJ),  deputado federal, que saiu do PP para tentar concorrer à Presidência da República em 2018. Ele disse já estar conversando com “partidos pequenos”, mas não quis mencionar quais as siglas.

Cenário

De acordo com sondagem do Paraná Pesquisas divulgada no dia 11 de março, Bueno aparece empatado tecnicamente na liderança com outros quatro nomes no cenário em que Ratinho Júnior (PSC) está fora da disputa. Gustavo Fruet (PDT) tem 15%, Requião Filho (PMDB), 14,7%, Fernando Francischini (SDD), 14,4%, Luciano Ducci (PSB), 12,5%, e Bueno, 8,5%. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais e para menos.

Sem composição

O deputado federal do PPS confirmou ainda que conversou recentemente, no último dia 6, com o prefeito Gustavo Fruet, mas que não houve nenhum acordo entre ambos. Bueno chegou a ser cogitado como possível vice do pedetista.

Rápido e rasteiro

O escritor uruguaio Eduardo Galeano, um dos principais nomes da literatura latino-americana, morreu nesta segunda-feira (13) aos 74 anos. Na sessão desta terça (14) da Câmara de Curitiba, o vereador petista Pedro Paulo propôs que um logradouro público da cidade receba o nome do autor de “As veias abertas da América Latina”, entre outras obras. O projeto de lei já começou a tramitar.

Depoimento

O vice-presidente da empresa Mendes Júnior, Sérgio Cunha Mendes, será ouvido novamente na sede da Polícia Federal de Curitiba. Nesta quarta (15) pela manhã, o executivo vai deixar a carceragem do Complexo Médico Penal (CMP), em Pinhais, acompanhado por policiais federais. Após a audiência, Mendes retornará ao CMP. O empresário foi preso em novembro de 2014, na sétima fase da Operação Lava Jato, que investiga corrupção na Petrobras. Em dezembro o juiz federal Sergio Moro aceitou a denúncia contra Mendes e outras 15 pessoas acusadas de participação em crimes como corrupção e lavagem de dinheiro.

Resposta

O departamento de Comunicação do Tribunal de Contas do Paraná encaminhou nota para explicar os motivos de as contas relativa ao exercício de 2003 do ex-prefeito de Curitiba Cassio Taniguchi terem demorado tanto para serem aprovadas pela Câmara Municipal, como noticiou esta coluna na edição desta terça-feira (14) – segundo o Legislativo, o acórdão do TC só chegou à Casa em agosto de 2009. “No TCE-PR, o longo tempo de trâmite do processo (136671/04), entre 2004 e 2009, se deve à concessão de oportunidades de defesa ao interessado, direito assegurado pela Constituição, o Código de Processo Civil, a Lei Orgânica e o Regimento Interno da corte de contas”, diz a nota.

Colaboraram: Amanda Audi, André Gonçalves e
Carlos Eduardo Vicelli.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]