• Carregando...
Prefeito João Dória tem aprovação de 70% dos eleitores em São Paulo | Cesar Ogata/SECOM
Prefeito João Dória tem aprovação de 70% dos eleitores em São Paulo| Foto: Cesar Ogata/SECOM

Perto de completar 90 dias de gestão frente à prefeitura de São Paulo, o tucano João Doria tem a aprovação de 70% dos eleitores da cidade, segundo um levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas. De acordo com a pesquisa, 51% dos paulistanos considera a gestão de Dória ótima ou boa e 30% considera regular. O índice de insatisfeitos, que consideram a gestão ruim ou péssima, é de 16,2%.

O levantamento do Paraná Pesquisas entrevistou 1.004 eleitores de São Paulo entre os dias 25 e 28 de março deste ano. O grau de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Com bons índices de aprovação entre os eleitores de São Paulo, João Doria vem se consolidando como plano B do PSDB na eleição presidencial do ano que vem. Pesam a favor dele o fato de não ser um político tradicional e não ter sido contaminado pelas delações da Odebrecht – que devem atingir nomes fortes do PSDB, como o senador Aécio Neves e o governador de São Paulo Geraldo Alckmin. Além disso, por ter concorrido em uma eleição que não permitia financiamento de empresas, Doria não deve ter o nome associado à prática de caixa dois.

O prefeito de São Paulo já afirmou que não pretende ser candidato em 2018, mas que sua determinação não é “irreversível”. Por enquanto, porém, Doria tem reafirmado o apoio ao seu padrinho político, o governador Geraldo Alckmin.

Maior aprovação entre os mais jovens e mais escolarizados

A aprovação do prefeito é maior entre os jovens entre 25 e 34 anos. Nessa faixa, 76,2% dos eleitores aprovam a gestão de Doria. Os jovens eleitores, entre 16 e 24 anos também garantem uma boa aprovação ao prefeito paulistano: 75,4%, segundo o levantamento. A pesquisa também mostra que a aprovação é maior entre os homens: 74,5% deles aprovam a gestão Doria, enquanto o índice de aprovação entre as mulheres é de 66,8%.

O índice de aprovação também é maior entre os mais escolarizados. De acordo com o resultado do levantamento do Paraná Pesquisas, a aprovação de Doria é de 63,6% entre eleitores com ensino fundamental, sobe para 72,8% entre paulistanos com ensino médio e entre aqueles que possuem ensino superior o índice de aprovação é de 75,3%.

Principais projetos são conhecidos por mais da metade da população

O conhecimento dos eleitores sobre os projetos de Doria na Prefeitura de São Paulo mostram que a gestão em ritmo de reality show tem funcionado. Os pesquisadores perguntaram se os entrevistados conheciam três programas do tucano: “São Paulo Cidade Linda”, “Corujão da Saúde” e a campanha contra a pichação. Nos três casos, mais de 65% disseram conhecer os programas.

Os índices de aprovação aos programas entre aqueles que disseram saber do que se trata também é alto: mais de 80% em todos os casos. O projeto mais “popular” é o Corujão da Saúde, que tem aprovação de 88,5% da população de São Paulo. A polêmica medida contra a pichação em São Paulo tem a aprovação de 83,8% dos eleitores.

Comparativo com outros prefeitos

O índice de aprovação de Doria é bem diferente da situação do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), que também assumiu a Prefeitura no início desse ano. Um levantamento realizado no começo deste mês na capital paranaense mostrou que 55% dos curitibanos desaprovam a gestão de Greca.

Em São Paulo, o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) chegou às vésperas da eleição no ano passado com apenas 14% de aprovação dos eleitores. Ele não chegou sequer a disputar o segundo turno das eleições de 2016, sendo derrotado já no primeiro turno por Doria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]