• Carregando...
Severino José Folador  é coordenador da Casa Civil do Paraná em Cascavel. | Divulgação/SESA
Severino José Folador é coordenador da Casa Civil do Paraná em Cascavel.| Foto: Divulgação/SESA

O coordenador regional do Governo do Estado do Paraná em Cascavel, Severino José Folador, ameaçou de morte jornalistas da Central Gazeta de Notícias (CGN), de Cascavel.

As ameaças foram feitas após o portal publicar uma reportagem noticiando a apreensão de centenas de exemplares de um jornal com críticas aos candidatos à prefeitura da cidade, Márcio Pacheco (PPL) e Leonaldo Paranhos (PSC). Inicialmente, o material teria sido apontado como apócrifo (sem identificação de autoria).

O homem detido em flagrante pela Polícia Federal disse que a distribuição ocorria a pedido da campanha Amor por Cascavel, de Marcos Vinícius, candidato apoiado por Folador.

As ameaças foram feitas em áudio encaminhado via WhatsApp por Folador ao diretor da CGN, Guilherme Formighieri. Nele, o coordenador da Casa Civil da região diz que “cortará a língua do jornalista fora” e manda que ele se esconda, pois o “matará”. Antes do cargo no governo estadual, ele foi vereador por três mandatos e chegou a ocupar a presidência da Câmara Municipal.

Ameaças

Carregando o áudio...

Severino José Folador ameaça de morte jornalista da Central Gazeta de Notícias

A direção da CGN fez o registro da ameaça por meio de uma ata notarial e está tomando providências judiciais por conta das ameaças.

Segundo Formighieri, Folador acreditava que havia sido mencionado na reportagem como o autor do material apreendido. Mas a matéria que está no ar sobre a apreensão não faz menção ao coordenador do governo Richa no município.

Em entrevista à Gazeta do Povo, Folador se desculpou pelas ameaças. Reafirmando que nada justificava o que falou, afirmou que um vídeo inicial insinuava que ele era o autor do material.

“Houve uma insinuação em cima do meu nome. A primeira emissora a divulgar o áudio foi a CGN e em cima disso outros dois blogs divulgaram. No áudio da primeira matéria, eles cortaram o nome de quem mandou fazer, que era como coordenador de campanha. Eu não sou coordenador de campanha e não participei do processo de elaboração e execução desse material.”

Na matéria da apreensão do material, o detido fala que não conhece quem entregou o material. Diz apenas que foi o “pessoal da coordenação”.

Segundo a assessoria da Casa Civil, Folador passou a exercer o cargo de confiança neste segundo mandato do governador Beto Richa. No portal da transparência do governo estadual, há remunerações descritas desde abril de 2015. O salário bruto atual é de R$ 10.922,75.

O órgão estadual disse que o secretário Valdir Rossoni já está ciente do caso e vai decidir a partir da próxima segunda-feira (3) quais medidas serão adotadas em relação à situação

Marcos Vinícius, o candidato apoiado por Folador nesta campanha, é filiado ao PSB. A coligação Amor por Cascavel também reúne o PTN, PR, PDT, PPS e PSDB.

Em sua conta no Facebook, Vinícius ostenta o apoio de importantes figuras do governo do Paraná e da base de apoio, como o deputado Luiz Claudio Romanelli e o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]