• Carregando...
 | LULA MARQUES/Agência PT
| Foto: LULA MARQUES/Agência PT

O deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) decidiu oferecer nesta quarta-feira (27) um churrasco para encerrar sua temporada na residência oficial da Câmara. O almoço aconteceu no jardim da casa, onde foram instaladas mesas para receber os convidados - funcionários da residência oficial e a equipe de segurança que atendeu Cunha durante sua gestão à frente da Casa. Eles foram recepcionados ao som de música ao vivo.

Localizada no Lago Sul, área nobre de Brasília, a casa se transformou no escritório de Cunha desde o dia 5 de maio, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu afastar o peemedebista do mandato e da presidência da Câmara sob acusação de que ele atrapalhava as investigações contra ele na Justiça e seu processo de cassação. No esteio da Lava Jato, a casa foi alvo de busca e apreensão no fim do ano passado.

Aplicativo “Meu Deputado” vigia os gastos dos parlamentares

Leia a matéria completa

Sem poder comparecer ao Congresso, ele passou a usar o local para receber os aliados que ajudam a discutir estratégia para tentar dificultar sua cassação e também seus advogados para tratar das defesas nos processos judiciais. Após renunciar ao cargo de presidente da Câmara, em 7 de julho, Cunha perdeu o direito de continuar ocupando o imóvel. Ele tem até o dia 6 de agosto para deixar o imóvel.

O prazo foi dado pela Mesa Diretora da Câmara, após Cunha renunciar à presidência e o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), com quem rompeu, ser eleito como seu sucessor. O peemedebista deverá se mudar nos próximos dias para um apartamento funcional, cedido pela Câmara, em Brasília.

O cardápio do churrasco ficou a cargo do Degustare Buffet, que foi contratado para preparar a comida. A empresa exibe em seu site imagens de eventos nos quais trabalhou para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de anunciar entre seus clientes a Petrobras e a Caixa -o deputado é acusado de participar de esquema de corrupção na empresa e no banco-, além do Banco do Brasil, o Congresso Nacional, e embaixadas.

Cunha disse que reuniu apenas funcionários da residência oficial para se despedir. O deputado também assegurou que está pagando as despesas. A mulher do deputado afastado, Cláudia Cruz, também participa do evento.

Cassação

Ela também figura como ré na Lava Jato, por ter usado cartões de crédito vinculados a contas que, de acordo com as investigações, receberam recursos oriundos de propina relacionados ao esquema da Petrobras.

À ofensiva jurídica contra Cunha e sua família se soma, agora, um cerco político. O deputado afastado é alvo de um processo no Conselho de Ética, que já recomendou a cassação de seu mandato. A expectativa é de o caso de Cunha seja julgado pelo plenário da Câmara nas primeiras semanas de agosto.

Na Lava Jato, Cunha é réu em duas ações penais, acusado de receber propina de negócios da Petrobras. Ele também é investigado em outros três inquéritos por suposto uso do cargo para beneficiar aliados em troca de vantagens indevidas. Cunha também foi denunciado por participação em um esquema de corrupção na Caixa. O deputado nega envolvimento com qualquer irregularidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]