• Carregando...

O "inferno astral" de José Sarney começou logo após ele ser eleito pela terceira vez para a presidência do Senado.

GESTÕES DE SARNEY

1995-1997 (governo FHC)

2003-2005 (governo Lula)

2009-2011 (governo Lula)

A 3ª ELEIÇÃO

Depois de negar que seria candidato, Sarney rompeu um acordo com o PT e foi eleito presidente do Senado, em fevereiro. A disputa contra Tião Viana (PT) deflagrou onda de revelações sobre o mau uso de dinheiro público no Senado.

A CRISE

Escândalos envolveram familiares e aliados políticos de Sarney:

1 - Crédito consignado

Um dos netos do presidente do Senado intermediava empréstimos consignados entre bancos e servidores da Casa. Em resposta à denúncia, Sarney pede que PF investigue o caso.

2 - Fundação

Funcionários da Fundação José Sarney, em São Luís (MA), foram nomeados como assessores parlamentares do Senado; Sarney diz que um deles "apenas presta serviço voluntário’’.

3 - Apartamentos

Sarney emprestou apartamentos restritos a senadores para uma servente de seu gabinete e para ex-senador Bello Parga, morto em 2008; peemedebista afirma que atitude foi tomada por "motivo humanitário’’.

4 - Afilhados políticos

No gabinete de Sarney estão lotados seu suplente, um ex-prefeito de Macapá, a mulher de um de seus aliados políticos e um ex-secretário do governo do Maranhão.

5 - Biblioteca

Sarney gastou sua verba de apoio à atividade parlamentar para contratar empresa que organizou seu acervo de livros e documentos; segundo ele, trabalho resulta em "pesquisas importantes’’ para suas tarefas.

6 - "Secreta’’

Funcionário que prestava serviços a Roseana Sarney na casa dela em Brasília é lotado no gabinete de Mauro Fecury (PMDB-MA), que assumiu quando ela tomou posse no Maranhão.

7 - Neto

João Fernando Sarney foi exonerado por ato secreto do gabinete de Epitácio Cafeteira (PTB-MA), em meio ao cumprimento da decisão de antinepotismo do STF; Sarney diz que não influenciou contratação nem exoneração do neto .

8 - Sobrinhas

Duas sobrinhas de Sarney foram nomeada sigilosamente -uma para o gabinete do senador Delcídio Amaral (PT-MS), em Campo Grande, e outra para o de Roseana; Sarney confirma o primeiro caso e nega o segundo.

9 - Genro

Uma sobrinha e uma parente de Jorge Murad, genro de Sarney, foram nomeadas por ato secreto para cargos no Senado. Sobre uma delas, que mora na Espanha, Sarney diz que foi exonerada e que cobrou o pagamento de valores pagos de forma indevida.

10 - Irmão e cunhada

Ivan Celso, irmão de Sarney, teve cargo de confiança na Casa; uma cunhada sua foi lotada durante seis anos no gabinete de Roseana; presidente do Senado nega envolvimento.

11 - Auxílio-moradia

Sarney recebia auxílio-moradia de R$ 3.800, embora tenha casa em Brasília e utilize a residência oficial para eventos relacionados ao Congresso; ele diz que ganhou a verba por oito meses, sem solicitá-la.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]