• Carregando...
Marisa Formolo entrega a maior honraria do parlamento gaúcho, a Medalha do Mérito Farroupilha, ao irmão mais velho, Armando Formolo | Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul / Divulgação
Marisa Formolo entrega a maior honraria do parlamento gaúcho, a Medalha do Mérito Farroupilha, ao irmão mais velho, Armando Formolo| Foto: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul / Divulgação

A deputada estadual do Rio Grande do Sul Marisa Formolo (PT) resolveu usar os últimos dias do seu mandato para homenagear a sua família em uma solenidade na Assembleia Legislativa. Na última quarta-feira, ela condecorou o marido, três filhos e cinco irmãos com medalhas da legislatura. O irmão mais velho, Armando Formolo, também recebeu aquela que é considerada a maior honraria do parlamento gaúcho: a Medalha do Mérito Farroupilha. Ao todo, dez medalhas foram distribuídas.

Segundo a deputada, o gesto foi um agradecimento pelo apoio que recebeu deles enquanto exercia o seu mandato. "Eu venho da tradição da cultura italiana, que tem famílias grandes e se ajudam muito. A minha família foi muito importante para eu cumprir o meu papel na política", afirmou. Apesar da distribuição de honrarias ter sido bastante criticada por parlamentares e servidores que trabalham na Assembleia, Marisa disse não se importar com as reações negativas. "Eu fiz um ato dentro da lei, da ética, da legalidade. Gostaria que esse momento servisse para discutir o papel da família na sociedade e a reestruturação da política através da família."

Para o deputado estadual Vanderlan Vasconselos (PSB), a petista teria desrespeitado o artigo 37 da Constituição, que trata dos princípios da "legalidade, impessoalidade, moralidade" na administra pública. Ele, que cumpre um mandato tampão de um mês, pregou a ética na vida pública e protocolou um pedido para que as medalhas sejam devolvidas. "Não há como fortalecer o papel da família usando dinheiro público. Isso faz com que as pessoas se desencantem ainda mais com a política", disse.

O texto divulgado pela assessoria da deputada diz que o irmão de Marisa que recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha "relutou" em aceitar a homenagem, mas que durante a cerimônia fez questão de enfatizar o "papel da família Formolo para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul". Entre as personalidades que já receberam a mesma honraria que Armando, está a presidente Dilma Rousseff e o vice-presidente, Michel Temer.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]