• Carregando...
O ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB) vai comandar o ministério do Turismo | /
O ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB) vai comandar o ministério do Turismo| Foto: /

A presidente Dilma Rousseff vai anunciar o ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB) como novo ministro do Turismo. O nome será divulgado oficialmente ainda nesta sexta-feira (27).

A presidência anunciou nesta sexta que o filósofo Renato Janine Ribeiro, professor de Ética e Filosofia Política da USP, será titular do Ministério da Educação.

Dilma nomeia ex-tesoureiro de campanha para Comunicação Social

Ele substituiThomas Traumann, que pediu demissão na última quarta-feira (25), após a repercussão do vazamento de texto interno da secretaria com críticas à comunicação do governo e ao PT

Leia a matéria completa

Ribeiro entra no no lugar de Cid Gomes (Pros-CE), que pediu demissão na semana passada. Ele acertou sua ida para o ministério com a presidente Dilma em reunião nesta sexta e sua posse será no dia 6 de abril.

O comando da Educação estava interinamente nas mãos de Luiz Cláudio Costa, secretário-executivo da pasta, desde quarta-feira (18), depois da conturbada saída de Cid, que se desentendeu com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

Cid havia sido convocado a se explicar na Câmara sobre uma declaração na qual disse que a Casa tem “uns 400 deputados, 300 deputados” achacadores. A fala ocorreu em Belém, no final de fevereiro, durante visita do ministro à Universidade Federal do Pará, onde se reuniu com professores e reitores de universidades federais paraenses.

Críticas
Ribeiro criticou o fato de os avanços sociais do país nos últimos anos terem acontecido pela via do consumo e disse que Dilma está isolada porque não dialogaTATIANA FERRO

Em recente entrevista dada à edição de março da revista “Brasileiros”, Ribeiro criticou o fato de os avanços sociais do país nos últimos anos terem acontecido pela via do consumo e disse que Dilma está isolada porque não dialoga.

Ribeiro disse também que a presidente e o PT não deram ainda nenhuma satisfação à população após as manifestações de 15 de março. “É uma concepção de governo que não precisa prestar contas à sociedade. É isso que a Dilma está mostrando. Uma concepção de governo muito inquietante, porque é, no limite, autoritária. Adota as medidas que precisam ser adotadas, mas não explica. E não explica por que prometeu fazer uma coisa e está fazendo o contrário”, disse.

O filósofo criticou ainda a falta de explicação mais clara do governo às medidas adotadas para o ajuste fiscal e disse que Dilma não dá autonomia aos seus ministros. “Os ministros continuam tendo as orelhas puxadas cada vez que falam uma coisa de que ela não gosta. Não há autonomia dos ministros”, disse.

Leia a íntegra da nota sobre o Ministério da Educação:

A presidenta da República Dilma Rousseff convidou nesta sexta-feira (27) o professor doutor Renato Janine Ribeiro para assumir o cargo de ministro da Educação.

A posse do novo ministro será no dia 6 de abril.

Perfil

Renato Janine Ribeiro tem formação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne, doutorado pela USP e pós-doutorado pela British Library. É professor titular de Ética e Filosofia Política da USP.

Tem 18 livros editados, além de inúmeros ensaios e artigos em publicações científicas. Em 2001, recebeu o prêmio Jabuti de melhor ensaio.

O novo ministro foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq (1993-1997), do Conselho da SBPC (1997-1999), secretário da SBPC (1999-2001) e diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) (2004-2008). Além disso, atuou como membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados da USP e é membro do Conselho Superior de Estudos Avançados da FIESP.

Secretaria de Imprensa

Presidência da República

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]