• Carregando...

A presidente Dilma Rousseff indicou nesta terça-feira (30) que o governo federal expandirá a destinação de verba para a publicidade oficial.

Na posse do seu novo ministro da Comunicação Social, Edinho Silva, Dilma afirmou que a secretaria apoiará a “expansão das teias de opiniões, olhares e interpretações da realidade” no país com “critérios justos e corretos na veiculação dos seus serviços”.

“Em suas práticas a Secom respeitará sempre o direito de todos ao conhecimento e apoiará, nos marcos da nossa legislação, a expansão das teias de opiniões, olhares e interpretações de realidade a disposição dos brasileiros”, afirmou.

Liberdade de imprensa é uma das pedras fundadoras da democracia, diz Dilma

Na posse do novo ministro da Comunicação, presidente enfatizou que o governo está comprometido com o direito de manifestação e disse ser contrária à censura

Leia a matéria completa

“[A secretaria] adotará o mais rigoroso cuidado em relação à veiculação de informação pública e a publicidade oficial. Em respeito aos brasileiros de todas as camadas sociais e culturais, e de todos os pontos do país, adotará critérios justos e corretos na veiculação dos seus serviços”, completou a presidente.

Edinho será responsável por controlar diretamente uma verba publicitária próxima a R$ 200 milhões ao ano. Dilma pretende manter os gastos com órgãos de mídia sob a guarda da secretaria, que tem status de ministério e também cuida da relação do governo com a imprensa e de sua comunicação interna e externa.

O discurso da presidente vai ao encontro de medidas defendidas pelo ex-ministro da pasta Thomas Traumann, que em documento reservado, defendeu a destinação de mais recursos de publicidade para blogs e sites pró-governo.

Traumann pediu demissão do cargo uma semana após o vazamento do documento, que não foi bem recebido por setores do governo. Antes da veiculação do relatório, setores do PT criticaram a comunicação do governo e defenderam a proposta de transferir para o Ministério das Comunicações, comandado pelo partido, o controle da publicidade do governo.

No discurso de posse de Edinho, Dilma afirmou reiteradas vezes que a Secom priorizará a liberdade de imprensa, que classificou como “a grande conquista do processo de redemocratização do nosso país”.

A presidente aproveitou o discurso também para defender o direito de manifestação em todo o país e disse que o governo não reprimirá nenhum ato. Novos protestos contra o governo e contra a própria presidente estão marcados para o próximo dia 12 de abril.

“A liberdade de imprensa e de expressão são sobretudo o direito de ter opiniões, de criticar e de apoiar tanto políticas quanto o governo. É também o direito de ter oposições e de externá-las sem consequências e sem repressão”, disse.

Dilma também elogiou seu futuro ministro e agradeceu ao trabalho prestado por Traumann. “Ao fazer minha escolha, identifiquei em Edinho uma profunda experiência e uma capacidade de relacionamento cordial e produtivo e um conhecimento do papel da imprensa em uma sociedade democrática”, disse.

Tesoureiro da campanha à reeleição de Dilma, Edinho tomou posse como ministro da Secom em uma rápida cerimônia realizada no Palácio do Planalto na manhã desta terça. Ele foi nomeado por Dilma na última sexta-feira.

Antes mesmo da posse, Edinho participou da reunião de coordenação política comandada pela presidente nesta terça, com a presença de oito ministros, do vice-presidente Michel Temer e do assessor especial da Presidência, Giles Azevedo.

Segundo interlocutores, o petista prometeu que irá promover uma reunião com as assessorias de comunicação de todos os ministérios para afinar o discurso do governo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]