• Carregando...

O juiz federal Sérgio Moro aceitou nesta sexta-feira (31) a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-diretor da Petrobras Renato Duque, o executivo Júlio Camargo e o empresário João Antônio Bernardi Filho. Eles foram denunciados na quarta-feira (29) pelos crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

O juiz recusou a denúncia contra o empresário Antônio Carlos Briganti Bernardi e a advogada Christina Maria da Silva Jorge, por falta de provas do envolvimento dos dois no esquema. “As provas apontadas em relação a eles dizem respeito a condutas posteriores, especialmente a saída fraudulenta de João Bernardi do quadro social da Hayley do Brasil em 04/12/2014. Não são, porém, descritas condutas em relação a participação deles nos anteriores crimes de corrupção e de lavagem de dinheiro, considerando, quanto a eles, os depósitos no exterior, a posterior internalização narrada e a aquisição das obras de arte”, considerou o juiz.

Segundo a denúncia do MPF, houve favorecimento à empresa italiana Saipem na contratação de obras da Petrobras. O ex-diretor Renato Duque é acusado de receber propina – em dinheiro e obras de arte – para favorecer os italianos. João Bernardi era representante comercial da Saipem do Brasil, subsidiária da empresa italiana Saipem S/A. Ele teria oferecido vantagem indevida para Duque para assegurar que a estatal contratasse a empresa italiana para a realização das obras de instalação do gasoduto submarino de interligação dos campos de petróleo Lula e Cernambi.

Segundo os procuradores, os acusados realizavam transações bancárias nas contas da Hayley/SA, offshore uruguaia que mantinha contas na Suíça e que, posteriormente, remetia os valores como simulação de investimentos na sua subsidiária Hayley do Brasil. Por fim, a Hayley do Brasil adquiria obras de arte em seu nome, mas as entregava a Duque como parte da propina.

Outro lado

O advogado de Julio Camargo, Antônio Figueiredo Basto, disse que ainda não teve acesso à denúncia e preferiu não comentar o caso. Os advogados de Renato Duque e João Antônio Bernardi Filho não foram localizados pela reportagem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]