• Carregando...
 |
| Foto:

Dúvidas

Consulte o Guia do Eleitor da Gazeta do Povo para tirar dúvidas sobre as eleições, as funções dos candidatos, entre outras.

Em seis dias, eleitores de Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Londrina e Maringá irão escolher os administradores das cidades pelos próximos quatro anos. O segundo turno ocorre em 28 de outubro. Alguns eleitores ainda têm dúvidas sobre o pleito. A Gazeta do Povo preparou um tira-dúvidas com as questões mais frequentes com relação ao segundo turno.

Quem não votou no primeiro turno, poderá votar no segundo?

Sim. O eleitor que não votou no primeiro turno poderá participar do segundo. Em Curitiba, a pessoa precisa ter feito o recadastramento biométrico para votar, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). Mesmo assim, o eleitor terá de justificar a ausência no primeiro turno, o que deve ser feito até 7 de dezembro.

Como justifico a ausência no primeiro turno?

O eleitor deve preencher o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral e entregá-lo nos cartórios eleitorais ou nas centrais de atendimento ao eleitor. Em Curitiba, o endereço é Rua João Parolin, 55, no Prado Velho.

Se o requerimento tiver dados incorretos ou não for possível identificar o eleitor, a justificativa não será considerada válida. Além do formulário, a pessoa também terá de apresentar um documento oficial com foto e o título de eleitor. O eleitor precisará justificar a ausência em cada turno da eleição.

Quem está com o título cancelado poderá regularizá-lo em tempo de votar no segundo turno?

Não. Quem deixou de votar nas últimas três eleições e não justificou as ausências está com o título cancelado. Nesse caso, não será possível regularizar a situação com a Justiça Eleitoral em tempo de votar em 28 de outubro. O mesmo vale para o eleitor da capital que não fez o recadastramento biométrico. De acordo com o TRE, a população poderá regularizar a situação a partir da segunda quinzena de novembro.

A pessoa que está com o título cancelado fica impedida de tirar passaporte ou carteira de identidade; receber pagamento se for funcionário público; participar de concorrência pública; obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais; participar de concurso público; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Qual será o horário de votação segundo turno?

O horário de votação será das 8h às 17h - o mesmo do primeiro turno.

O local de votação irá mudar para o segundo turno?

Não. O eleitor irá votar no mesmo colégio eleitoral e na mesma seção do primeiro turno. Em caso de dúvidas acesse o aplicativo da Gazeta do Povo e encontre o endereço de seu local de votação ou o site do TRE-PR.

Outra opção é entrar em contato com a Central de Atendimento ao Eleitor (41) 3330-8880. O serviço deve receber grande número de ligações no domingo, por isso a recomendação é entrar em contato com o TRE ao longo da semana.

Os mesários que trabalharam no primeiro turno terão de trabalhar no segundo?

Sim. O TRE-PR informou que os mesários que trabalharam no primeiro turno da eleição municipal automaticamente estão convocados também para o segundo.

Votação biométrica

Eleitores de Curitiba terão votação biométrica no próximo domingo (28) - data do segundo turno. A Gazeta do Povo preparou dois infográficos para relembrar como funciona a urna eletrônica e como ocorre a votação com o novo sistema.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]