• Carregando...
 | /Pixabay
| Foto: /Pixabay

República federativa presidencialista desde 1989 (exceto pelo período de 2 de setembro de 1961 e 6 de janeiro de 1963, quando foi um parlamentarismo republicano), o Brasil já teve 35 presidentes e duas "juntas governativas". Ao todo foram 23 presidentes eleitos diretamente e 13 escolhidos de forma indireta (Getúlio Vargas está em ambas as contagens). Conheça a seguir aqueles que estiveram no comando do país.

Deodoro da Fonseca (5 de agosto de 1827 — Barra Mansa, 23 de agosto de 1892)

Nome Completo: Manoel Deodoro da Fonseca- Naturalidade: Vila Madalena [Marechal Deodoro] (AL)- Formação: Militar- Período de governo: 15 de novembro de 1889 a 23 de novembro 1891- Quando a República foi proclamada, Deodoro da Fonseca era comandante das armas da província do Mato Grosso, mas deixou o cargo imediatamente para assumir a chefia do governo provisório. Três meses mais tarde foi confirmado como presidente por meio de eleições indiretas, mas acabou renunciando em 1891. Ainda durante o Império foi primeiro presidente do Clube Militar, comandando os setores antiescravistas do Exército e assumiu diversos cargos. Participou da Guerra do Paraguai.

Leia também: O Bolsonarismo é o novo petismo?

Floriano Peixoto (30 de abril de 1839 – 29 de junho de 1895)

Nome Completo: Floriano Vieira Peixoto- Naturalidade: Maceió (AL)- Formação: Engenharia/Militar- Período de governo: 23 de novembro de 1891 a 15 de novembro de 1894- Quando assumiu participou do processo de instauração da República, Floriano Peixoto já havia participado da Guerra do Paraguai e sido presidência da província de Mato Grosso. Em fevereiro de 1891 tornou-se vice-presidente de Deodoro da Fonseca. Em novembro daquele ano, o presidente renunciou e Floriano Peixoto assumiu seu lugar, enfrentando rebeliões e promovendo reformas para adaptar o país ao novo tipo de governo.

Prudente de Moraes (4 de outubro de 1941 – 3 de dezembro de 1902)

Nome Completo: Prudente José de Morais e Barros- Naturalidade: Itu (SP)- Formação: Direito- Período de governo: 15 de novembro de 1894 a 15 de novembro de 1898- Formado pela Faculdade de Direito de São Paulo, exerceu diversos cargos públicos durante o Império, como vereador de Piracicaba e deputado provincial em São Paulo. Após a proclamação da República passou a governar o estado de São Paulo, sendo, mais tarde, senador. Em 1891 disputou a presidência com Deodoro da Fonseca, mas perdeu a eleição indireta por uma pequena margem de votos. Em 1894, por meio de eleições diretas, foi escolhido como presidente da república.

Campos Salles (15 de fevereiro de 1845 — 28 de junho de 1913)

Nome Completo: Manoel Ferraz de Campos Salles- Naturalidade: Campinas (SP)- Formação: Direito- Período de governo: 15 de novembro de 1898 a 15 de novembro de 1902- Antes de ser eleito presidente, Campos Salles foi presidente de São Paulo, senador e ministro da Justiça na República. Residiu na Europa entre 1892 e 1893, mas manteve-se ligado ao país como colaborador do Correio Paulistano. Durante o Império, foi deputado provinciano, vereador de Campinas e deputado federal. Em 1889, foi presidente da comissão central do Partido Republicano de São Paulo.

Rodrigues Alves (7 de julho de 1848 – 15 de janeiro de 1919)

Nome Completo: Francisco de Paula Rodrigues Alves- Naturalidade: Guaratinguetá (SP)- Formação: Letras- Período de governo: 15 de novembro de 1902 a 15 de novembro 1906- Formou-se bacharel em Letras pela Faculdade de Direito de São Paulo, mas atuou como promotor e juiz em Guaratinguetá. Antes da Proclamação da República foi deputado provincial, deputado geral e presidente da província de São Paulo, além de conselheiro do Império. Na República foi deputado constituinte e ministro da Fazenda nos governos de Floriano Peixoto e Prudente de Moraes. Foi eleito presidente pela segunda vez em 1918, mas não assumiu porque contraiu gripe espanhola e faleceu no ano seguinte.

Affonso Pena (30 de novembro de 1847 – 14 de junho de 1909)

Nome Completo: Affonso Augusto Moreira Penna- Naturalidade: Santa Bárbara (MG)- Formação: Direito- Período de governo: 15 de novembro de 1906 a 14 de junho de 1909- Foi vice de Rodrigues Alves em seu primeiro mandato, substituindo Francisco Silviano de Almeida Brandão, que faleceu antes de ser empossado. Na eleição seguinte, foi escolhido para assumir a presidência da república, falecendo antes de concluir seu mandato. Durante o Império, já estava envolvido com política e, em 1888, integrou a comissão de organização do Código Civil brasileiro. Na República foi governador do estado de Minas e senador. Fundou a Faculdade de Direito de Minas Gerais e presidiu o Banco da República do Brasil.

Leia também: O que foi o movimento integralista, o fascismo brasileiro?

Nilo Peçanha (2 de outubro de 1867 – 31 de março de 1924)

Nome Completo: Nilo Procópio Peçanha- Naturalidade: Campos (RJ)- Formação: Direito- Período de governo: 14 de junho de 1909 a 15 de novembro de 1910- Vice de Affonso Pena, Nilo Peçanha assumiu a presidência com o falecimento do então presidente. Depois disso foi senador, presidente do Rio de Janeiro – cargo que já havia exercido – e ministro das Relações Exteriores. Concorreu à presidência novamente em 1921, mas foi vencido por Arthur Bernardes. Antes de ser presidente, formou-se bacharel pela Faculdade de Direito de Recife, foi deputado constituinte, deputado federal , senador e presidente do Rio de Janeiro.

Hermes Fonseca (12 de maio de 1855 – 9 de setembro de 1923)

Nome Completo: Hermes Rodrigues da Fonseca (Marechal)- Naturalidade: São Gabriel (RS)- Formação: Militar- Período de governo: 15.11.1914 a 15.11.1918- Sobrinho do primeiro presidente do país, Deodoro da Fonseca, o Marechal Hermes da Fonseca formou-se bacharel em Ciências e Letras aos 16 anos e logo em seguida ingressou na Escola Militar do Rio de Janeiro. Foi ministro da Guerra do governo de Affonso Pena e, no ano em que ajudou a fundar o Partido Republicano Conservador, assumiu a presidência da república. Após o assassinato de Pinheiro Machado, dirigente do partido que ajudou a fundar, deixou o país para morar na Europa. Voltou ao Brasil em 1920 e faleceu em 1923.

Wenceslau Braz (26 de fevereiro de 1868 – 15 de maio de 1966)

Nome Completo: Wenceslau Braz Pereira Gomes- Naturalidade: São Caetano da Vargem Grande [Brasópolis] (MG)- Formação: Direito- Período de governo: 15 de novembro de 1914 a 15 de novembro de 1918- Começou sua vida política em Monte Santo, de onde foi prefeito depois de atuar como promotor público. Foi deputado estadual, secretário do Interior, Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, deputado federal e presidente de Minas. Foi vice de Hermes da Fonseca e, mais tarde, foi eleito presidente. Depois de seu governo, foi presidente da Companhia Industrial Força e Luz de Itajubá; da Fábrica de Tecidos Codorna; do Banco de Itajubá (MG).

Delfim Moreira (7 de novembro de 1868 – 1º de julho de 1920)

Nome Completo: Delfim Moreira da Costa Ribeiro- Naturalidade: Cristina (MG)- Formação:- Período de governo: 15.11.1918 a 28.07.1919- Vice de Rodrigues Alves, que faleceu antes de tomar posse naquele que seria seu segundo mandato, Delfim Moreira governou provisoriamente, já que a Constituição previa que fossem realizadas novas eleições caso o presidente eleito fosse impedido de governar antes de completar dois anos de mandato. Graduado pela Faculdade de Direito de São Paulo, foi juiz municipal em Santa Rita do Sapucaí e tornou-se vereador e presidente da Câmara Municipal. Foi presidente de Minas Gerais, senador e deputado federal.

Epitácio Pessoa (23 de maio de 1865 – 13 de fevereiro de 1942)

Nome Completo: Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa- Naturalidade: Umbuzeiro (PB)- Formação:- Período de governo: 28 de julho de 1919 a 15 de novembro de 1922- Formado pela Faculdade de Direito de Recife, Pessoa foi promotor público em Bom Jardim e Cabo (ambas em Pernambuco). Foi secretário-geral do estado da Paraíba, deputado constituinte, deputado federal, ministro da Justiça e Negócio Interiores e do Supremo Tribunal Federal. Antes de ser eleito presidente, presidiu a delegação brasileira à Conferência da Paz, em Versalhes. Depois de ser presidente, foi senador e membro da Corte Permanente de Justiça Internacional de Haia, além de participar de outras organizações – nacionais e internacionais – de direito.

Arthur Bernardes (8 de agosto de 1875 – 23 de março de 1955)

Nome Completo: Arthur da Silva Bernardes- Naturalidade: Viçosa (MG)- Formação: Direito- Período de governo: 15 de novembro de 1922 a 15 de novembro de 1926- Começou sua carreira política em sua cidade natal, como vereador e prefeito. Exerceu também os cargos de deputado estadual, secretário das finanças de Minas Gerais e presidente do estado. No início de sua vida política era também colaborador e diretor do jornal A Cidade de Viçosa. Articulou a Revolução de 1930 em Minas Gerais e tornou-se um dos líderes da Revolução Constitucionalista de 1932, sendo preso e indo para o exílio. Na sua volta, elege-se deputado estadual, passando a deputado constituinte e federal. Depois de ser confinado em sua fazenda durante o Estado Novo, voltou à vida política, atuando em diversos cargos até sua morte.

Washington Luís (20 de outubro de 1869 – 4 de agosto de 1957)

Nome Completo: Washington Luís Pereira de Sousa- Naturalidade: Macaé (RJ)- Formação: Direito- Período de governo: 15 de novembro de 1926 a 24 de outubro de 1930- Iniciou sua carreira política como vereador de Batatais (SP), onde foi presidente da Câmara Municipal. Ali também foi prefeito e, mais tarde, tornou-se deputado estadual, secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, prefeito de São Paulo e presidente do Estado de São Paulo. Deposto da presidência pela Revolução de 1930, foi exilado na Europa e nos Estados Unidos. Voltou ao Brasil em 1947 e passou a se dedicar a estudos históricos. Foi membro benemérito da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, presidente honorário da Cruz Vermelha Brasileira e integrante da Academia Paulista de Letras.

Junta Governativa Provisória de 1930

Getúlio Vargas (19 de abril de 1882 – 24 de agosto de 1954)

Nome Completo: Getúlio Dornelles Vargas- Naturalidade: São Borja (RS)- Formação: Direito- Período de governo: 1º mandato: 03 de novembro de 1930 a 10 de novembro de 1937 / 2º mandato: 10 de novembro de 1937 a 29.10.1945 + 31.01.1951 a 24.08.1954- A vida política do gaúcho Getúlio Vargas começou como deputado estadual do Rio Grande do Sul, em 1909. Depois disso foi deputado federal, ministro da Fazenda e presidente do Rio Grande do Sul. Concorreu à presidência com João Pessoa como vice, mas foi derrotado por Júlio Prestes e começou a articular o movimento que culminaria na Revolução de 1930.Após a revolução foi levado à presidência de maneira indireta, cargo do qual foi destituído apenas em 1945. Depois disso foi eleito senador pelo PSD e, em 1950, participou das eleições presidenciais pelo PTB, voltando ao cargo por eleições diretas. Suicidou-se em 24 de agosto de 1954.

José Linhares (28 de janeiro de 1886 —26 de janeiro de 1957)

Nome Completo: José Linhares- Naturalidade: Guaramiranga [Baturité] (CE)- Formação: Direito- Período de governo: 29 de outubro de 1945 a 31 de janeiro de 1946- Presidente interino logo após a deposição de Getúlio Vargas, Linhares trabalhou para a redemocratização do país. O cargo lhe foi atribuído porque ele era presidente do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral. Quando deixou a presidência, voltou ao STF. Antes de ser ministro do STF foi desembargador e juiz.

Eurico Gaspar Dutra (18 de maio de 1883 – 11 de junho de 1974)

Nome Completo: Eurico Gaspar Dutra- Naturalidade: Cuiabá (MT)- Formação: Militar- Período de governo: 31 de janeiro de 1946 a 31 de janeiro de 1951- Iniciou sua vida militar na Escola Preparatória e de Tática do Rio Grande do Sul. Atuou na repressão à revolução paulista de 1924 e à Revolução Constitucionalista de São Paulo, em 1932. Entre 1936 e 1945 foi ministro da Guerra, procurando modernizar o Exército. Aprovou o Estatuto dos Militares, a nova Lei do Serviço Militar, a Lei de Organização do Exército e a Lei do Ensino Militar. Presidente entre 1946 e 1951, tentou voltar ao cargo em 1965, mas retirou-se da disputa, porque Castelo Branco tinha o apoio dos militares. Depois disso afastou-se da vida pública e faleceu em 1974, no Rio de Janeiro.

Café Filho (3 de fevereiro de 1899 — 20 de fevereiro de 1970)

Nome Completo: João Fernandes Campos Café Filho- Naturalidade: Natal (RN)- Formação: Direito- Período de governo: 24 de agosto de 1954 a 11 de novembro de 1955- Vice de Getúlio Vargas, Café Filho assumiu a presidência após o suicídio do então presidente. Pouco tempo depois, afastou-se do cargo devido a problemas no coração. Tentou voltar a ele quando melhorou, mas seu afastamento já havia sido aprovado pelo Congresso e confirmado pelo Senado. Depois disso foi ministro do Tribunal de Contas do Estado da Guanabara.Antes de assumir como vice de Vargas, foi deputado federal. Fundou o Jornal do Norte, foi editor de O Correio de Bezerros e diretor do jornal A Noite, no qual publicou artigos pedindo a soldados que não combatessem a Coluna Prestes. Por isso, condenado a três meses de prisão. Além disso, Café Filho foi goleiro do Alecrim Futebol Clube, de Natal.

Carlos Luz (4 de agosto de 1894 —9 de fevereiro de 1961)

Nome Completo: Carlos Coimbra da Luz- Naturalidade: Três Corações (MG)- Formação: Direito- Período de governo: 08 de novembro de 1955 a 11 de novembro de 1955- Como presidente da Câmara dos Deputados, assumiu como presidente no lugar do vice, Café Filho, que havia se afastado por problemas de saúde. Contudo, foi deposto três dias depois sob alegação de que estaria ligado a conspiradores que queriam impedir a posse do presidente eleito, Juscelino Kubistchek. Foi então substituído pelo presidente do Senado, Nereu Ramos.Começou sua carreira política como vereador de Leopoldina (MG). Também assumiu secretarias de estado e foi deputado federal, além de ter sido ministro de Justiça e Negócio Interiores. Antes disso, foi professor, delegado de polícia, promotor, redator e diretor da Gazeta de Leopoldina.

Nereu Ramos (3 de setembro de 1888 – 16 de junho de 1958)

Nome Completo: Nereu de Oliveira Ramos- Naturalidade: Lages (SC)- Formação: Direito- Período de governo: 11 de novembro de 1955 a 31 de janeiro de 1956- O catarinense Nereu Ramos assumiu diversos cargos políticos durante a vida, inclusive o de senador constituinte, que rendeu a ele o cargo de vice-presidente da República e presidente do Senado, após o fim dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte. Após seu breve mandato como presidente, voltou a atuar como deputado e senador. Também foi Ministro da Justiça e Negócios Interiores.Além disso, Ramos foi redator-chefe de "O Dia", órgão do PRC catarinenese, e fundador dos jornais "A Noite" e "A República". Formado em direito pela Faculdade de Direito de São Paulo, também participou da fundação da Faculdade de Direito de Santa Catarina, onde deu aulas de Direito Constitucional e Teoria do Estado.

Juscelino Kubitschek (12 de setembro de 1902 – 22 de agosto de 1976)

Nome Completo: Juscelino Kubitschek de Oliveira- Naturalidade: Diamantina (MG)- Formação: Medicina- Período de governo: 31 de janeiro de 1956 a 31 de janeiro de 1961- Começou sua vida política como chefe do Gabinete Civil do estado de Minas Gerais. Logo depois, filiou-se ao PP e foi eleito deputado federal. Depois disso foi prefeito de Belo Horizonte, deputado federal e governador de Minas. Participou da criação do PSD.Após seu mandato como presidente, elegeu-se senador, mas teve seu mandato cassado e os direitos políticos suspensos por dez anos após o golpe de 1964. Foi exilado, retornou ao Brasil em 1967 e abandonou a vida política em 1967, passando a se dedicar à sua fazenda em Goiás. Em 1974, entrou para a Academia Mineira de Letras. Faleceu em 1976, em um acidente de carro.

Jânio Quadros (25 de janeiro de 1917 – 16 de fevereiro de 1992)

Nome Completo: Jânio da Silva Quadros- Naturalidade: Campo Grande (MS)- Formação: Direito- Período de governo: 31 de janeiro de 1961 a 25 de agosto de 1961- Antes de ser eleito presidente e se tornar o primeiro chefe de estado a tomar posse em Brasília, Jânio Quadros foi vereador e prefeito da cidade de São Paulo, além de deputado estadual e governador pelo estado de São Paulo. Foi também deputado federal do Paraná, mas não chegou a participar das sessões no Congresso, porque foi para o exterior. Passou por partidos como PDC, PSB e PTB.Nascido no Mato Grosso do Sul, Jânio passou parte da infância em Curitiba, tendo estudado no Grupo Escolar Conselheiro Ezequiel da Silva Romero Bastos (hoje Colégio Estadual Conselheiro Zacarias) e no Colégio Estadual do Paraná. Mais tarde foi para São Paulo, onde formou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo e iniciou sua carreira política.

Ranieri Mazzilli (27 de abril de 1910 – 21 de abril de 1975)

Nome Completo: Pascoal Ranieri Mazzilli- Naturalidade: Caconde (SP)- Formação: Direito- Período de governo: 1º mandato: 25 de agosto de 1961 a 8 de setembro de 1961 / 2º mandato: 2 de abril de 1964 a 15 de abril de 1964Presidente interino por duas vezes (a primeira após a renúncia de Jânio Quadros e a segunda logo após o golpe de 1964), Mazzilli era bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Niterói. Antes disso, foi coletor fiscal, professor de economia na Escola de Comércio de Sorocaba, diretor da Casa da Moeda e jornalista especializado em temas fiscais.Depois de formado, foi diretor do Tesouro Público Nacional e assumiu diversos cargos administrativo-financeiros. Em 1951 assumiu como deputado federal de São Paulo e foi eleito presidente da Câmara dos Deputados, o que o levou a assumir a Presidência da República. A partir de 1966 passou a se dedicar principalmente à plantação de café, abandonando a vida política.

João Goulart (1º de março de 1919 – 6 de dezembro de 1976)

Nome Completo: João Berlchior Marques Goulart- Naturalidade: São Borja (RS)- Formação: Direito- Período de governo: 8 de setembro de 1961 a 24 de janeiro de 1963- Campeão gaúcho juvenil pelo Internacional, João Goulart formou-se pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Porto Alegre e foi sócio do jornal "Uruguai". Iniciou sua carreira política no PTB e foi coordenador da campanha presidencial de Getúlio Vargas, deputado estadual e deputado federal.Antes de ser vice da chapa de Jânio Quadros, foi vice de Juscelino Kubitschek e ministro do Trabalho, Indústria e Comércio no governo Getúlio Vargas. Após a renúncia de Jânio Quadros, Jango, como era conhecido, foi empossado apenas quando o Congresso aprovou a emenda que instaurou o regime parlamentarista de governo. O plebiscito de 1963 decidiu pelo retorno do regime presidencialista, reinstaurando os poderes de Jango, porém, pouco tempo depois, o político foi deposto pelo golpe militar e teve que se exilar no Uruguai, onde faleceu, em 1976.

Humberto Castelo Branco (20 de setembro de 1897 – 18 de julho de 1967)

Nome Completo: Humberto de Alencar Castelo Branco- Naturalidade: Messejana [Fortaleza] (CE)- Formação: Militar- Período de governo: 15 de abril de 1964 a 15 de março de 1967- Primeiro presidente do período de ditadura militar, Castelo Branco foi também um dos principais articuladores que levou ao golpe de 1964. Frequentou o Colégio Militar de Porto Alegre, tendo alterado seu ano de nascimento para 1900 para conseguir gratuidade na escola. Passou por diversas escolas militares, tendo se formado em primeiro lugar no Curso de Estado-Maior do Exército.Combateu a Coluna Prestes em 1925 e, depois de passar por diversos cargos militares, foi designado chefe do Estado-Maior do Exército, cargo que exerceu entre 1963 e 1964. Faleceu apenas quatro meses após deixar a presidência, em um acidente aéreo. Sua mãe, Antonieta Alencar, fazia parte da família do escrito José de Alencar.

Artur da Costa e Silva (3 de outubro de 1902 a 17 de dezembro de 1969)

Nome Completo: Artur da Costa e Silva- Naturalidade: Taquari (RS)- Formação: Militar- Período de governo: 15 de março de 1967 a 31 de agosto de 1969- Um dos principais articuladores do golpe de 1964, Costa e Silva deixou o cargo de Ministro da Guerra, que exercia durante o governo Castelo Branco, para se candidatar à presidência pela Arena. Com dois anos de mandato, teve que se afastar do cargo devido a uma trombose cerebral e acabou falecendo três meses depois.Iniciou sua carreira militar no Colégio Militar de Porto Alegre, assim como muitos de seus colegas. Participou do movimento tenentista, da Revolta de 5 de julho – pelo qual foi preso e anistiado -, e da Revolução de 1930. Lutou contra a revolução constitucionalista de São Paulo. Antes de se envolver no movimento que levou ao golpe, passou por diversos cargos militares, como o de chefe do Departamento Geral de Pessoal do Exército, no Rio de Janeiro.

Junta Governativa Provisória Emílio Garrastazu Médici (4 de dezembro de 1905 – 9 de outubro de 1985)

Nome Completo: Emílio Garrastazu Médici- Naturalidade: Bagé (RS)- Formação: Militar- Período de governo: 30 de outubro de 1969 a 15 de março de 1974- Presidente dos Anos de Chumbo e do Milagre Brasileiro, Médici foi indicado como candidato à presidência pelo Alto Comando do Exército, logo após o afastamento de Costa e Silva. Antes disso, foi comandante do III Exército, chefe do Serviço Nacional de Informações (SNI) e delegado brasileiro na Junta Interamericana de Defesa Brasil-Estados Unidos.Começou sua carreira militar no Colégio Militar de Porto Alegre, passando também pela Escola Militar do Realengo e pela Escola de Armas (atual Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais). Exerceu diversos cargos de chefia e comando dentro do Exército, inclusive o de Comandante da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Ernesto Geisel (3 de agosto de 1908 – 12 de setembro de 1996)

Nome Completo: Ernesto Beckmann Geisel- Naturalidade: Bento Gonçalves (RS)- Formação: Militar- Período de governo: 15 de março de 1974 a 15 de março de 1979Iniciou sua carreira militar no Colégio Militar de Porto Alegre e, antes de participar do movimento político-militar que deu origem ao golpe de 1964, exerceu diversos cargos políticos e militares, como o de secretário estadual de Fazenda e Obras Públicas da Paraíba, na década de 30, e o de comandante do Regimento da Escola de Artilharia, em 1955.Após o golpe, foi nomeado chefe do Gabinete Militar do presidente Castelo Branco e, mais tarde, foi ministro do Supremo Tribunal Militar e presidente da Petrobras. Depois de ser presidente, Geisel foi presidente da Norquisa, empresa ligada ao setor petroquímico, e manteve influência sobre o Exército e, com isso, ao apoiar o candidato oposicionista Tancredo Neves nas eleições indiretas de 1985, conseguiu diminuir a resistência dos militares a ele.

João Batista Figueiredo (15 de janeiro de 1918 – 24 de dezembro de 1999)

Nome Completo: João Baptista de Oliveira Figueiredo- Naturalidade: Rio de Janeiro (RJ)- Formação: Militar- Período de governo: 15 de março de 1979 a 15 de março de 1985- Último presidente da ditadura militar, Figueiredo iniciou sua carreira militar aos 11 anos, quando obteve o primeiro lugar no concurso de ingresso para o Colégio Militar de Porto Alegre. Passou por diversas escolas militares, tanto como aluno quanto como instrutor, até cursar a Escola Superior de Guerra, em 1960.Durante o governo de Jânio Quadros, foi chefe do Serviço Federal de Informações. Participou do movimento político-militar que originou o golpe de 1964 e, com o início da ditadura, foi nomeado chefe do Serviço Nacional de Informações (SNI). Antes de assumir a presidência, comandou o Estado-Maior do III Exército, chefe do Gabinete Militar no governo Médici e ministro-chefe do SNI no governo Geisel.

José Sarney (24 de abril de 1930)

Nome Completo: José Sarney de Araújo Costa- Naturalidade: Pinheiro (MA)- Formação: Direito- Período de governo: 15 de março de 1985 a 15 de março de 1990- Quando assumiu a presidência no lugar de Tancredo Neves, que faleceu logo após ganhar a última eleição indireta para presidente do país, falecendo antes mesmo de assumir, Sarney já tinha 30 anos de carreira política. Foi suplente de deputado federal, deputado federal e senador. Fez parte do PSD, da UDN, da Arena e foi um dos fundadores do PDS. Ao término de seu mandato presidencial, Sarney foi eleito senador e está no cargo até hoje.Sarney também possui uma carreira como escritor. Seu primeiro livro, "A pesca do curral", foi lançado em 1953, mesmo ano em que ele ingressou na Academia Maranhense de Letras. Membro da Academia Brasileira de Letras desde 1980, o ex-presidente lançou 24 livros até hoje.

Fernando Collor, o presidente do impeachment

Nome Completo: Fernando Collor de Mello- Naturalidade: Rio de Janeiro (RJ)- Formação: Ciências Econômicas- Período de governo: 15 de março de 1990 a 02 de outubro de 1992- Antes de se tornar o mais jovem presidente da república, Fernando Collor foi diretor da Gazeta de Alagoas e superintendente da Organização Arnon de Melo, ambas empresas de sua família. Iniciou sua carreira política durante a ditadura, como prefeito de Maceió em 1980. Depois disso, foi deputado federal pelo PDS, governador pelo PMDB e fundou o PRN.Primeiro presidente eleito por voto popular depois de 25 anos de ditadura militar, Collor teve um governo marcado por uma política econômica polêmica e ineficaz, e um escândalo de corrupção que o levou a renunciar ao cargo durante o processo de impeachment.O Senado aprovou a inabilitação política de Collor por oito anos e, em 2000, o ex-presidente tentou concorrer à prefeitura de São Paulo, mas foi impedido pelo TSE. Disputou o governo de Alagoas em 2002, mas perdeu no segundo turno. Em 2006, foi eleito senador por Alagoas.

Itamar Franco (28 de junho de 1930 – 2 de julho de 2011)

Nome Completo: Itamar Augusto Cautiero Franco- Naturalidade: Salvador (BA)- Formação: Engenharia Civil Eletrotécnica- Período de governo: 29 de dezembro de 1992 a 01 de janeiro de 1995- Vice de Collor, Itamar Franco assumiu a presidência, inicialmente, em caráter provisório, quando o então presidente foi afastado pela CPI que investigava as denúncias de corrupção em seu governo. Foi empossado formalmente em 29 de dezembro de 1992, após a renúncia de Collor.Com a ajuda do então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, conseguiu começar a superar os problemas econômicos do país com a implantação do Plano Real, que previa a mudança da moeda, a redução dos gastos públicos, privatizações, etc.Nascido a bordo de um navio que ia de Salvador ao Rio de Janeiro, o engenheiro civil e eletrotécnico Itamar Franco foi prefeito de Juiz de Fora por duas vezes antes de integrar a chapa de Collor na corrida pela presidência. Depois de seu mandato presidencial, foi Embaixador do Brasil em Portugal, na Itália e na Organização dos Estados Americanos, governador de Minas Gerais e senador.

Fernando Henrique Cardoso (18 de junho de 1931)

Nome Completo: Fernando Henrique Cardoso- Naturalidade: Rio de Janeiro (RJ)- Formação: Sociologia- Período de governo: 1° mandato: 01 de janeiro de 1995 a 01 de janeiro de 1999 / 2° mandato: 01 de janeiro de 1999 a 01 de janeiro de 2003O sucesso do Plano Real garantiu ao ministro da fazenda Fernando Henrique Cardoso (FHC) uma vitória fácil nas eleições realizadas em 1994, e seu governo foi voltado para a manutenção da estabilidade econômica. Com isso e com a aprovação da emenda constitucional da reeleição, FHC foi o primeiro presidente pós-ditadura reeleito, ficando no cargo por oito anos.Antes de ser presidente e ministro da Fazenda, FHC foi ministro das Relações Exteriores entre 1992 e 1993, e duas vezes senador. O sociólogo começou sua carreira política como senador suplente pelo MDB. Mais tarde, FHC foi um dos fundadores do PMDB e do PSDB, ao lado de Franco Montoro e Mário Covas.FHC começou a dar aulas na Faculdade de Economia da USP antes mesmo de se formar e chegou a lecionar em universidades do Chile, da Argentina, México, França, entre outras. Atuou no Centro de Sociologia Industrial e do Trabalho e na Comissão Econômica para América Latina, entre outros, e obteve doutoramento honoris causa em mais de 20 universidades.

Luiz Inácio Lula da Silva (27 de outubro de 1945)

Nome Completo: Luiz Inácio Lula da Silva- Naturalidade: Garanhuns (PE)- Formação: Torneiro mecânico- Período de governo: 1° mandato: 01 de janeiro de 2003 a 01 de janeiro de 2007 / 2° mandato: 01 de janeiro de 2007 e 01 de janeiro de 2010Candidato à presidência desde a primeira eleição pós-ditadura, Lula só conseguiu vencer o pleito na primeira eleição dos anos 2000. Antes de tentar ser presidente, contudo, ele Lula já havia sido o deputado federal mais votado do país para a Assembleia Constituinte e participado das "diretas-já", da fundação da CUT e da fundação do PT.Entre 1969 e 1978, Lula foi eleito suplente da diretoria, primeiro-secretário e, por duas vezes, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema. À frente do sindicato, liderou duas grandes greves, como não se via há dez anos no país. Percebendo a necessidade de ter políticos representando os interesses dos trabalhadores no Congresso Nacional, decidiu investir numa carreira política.Sétimo filho de uma família de migrantes pernambucanos, Lula completou apenas o ensino fundamental. Ainda assim, recebeu 27 títulos de doutor honoris causa. Conseguiu seu primeiro emprego aos 12 anos, algum tempo antes de ingressos num curso de torneiro mecânico do Senai e tornar-se metalúrgico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]