• Carregando...

O Corpo de Bombeiros planeja trabalhar por toda a noite na localização dos corpos de vítimas do acidente com o avião em que estava o candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos.

Leia a cobertura completa da morte de Eduardo Campos

Segundo o porta-voz da corporação, Marcos Palumbo, como os corpos estão carbonizados e, parte deles, dilacerados, a identificação deve ser feita por meio de exame de arcada dentária e de DNA.

Foram requisitados cães farejadores e equipamentos de iluminação para auxiliar nos trabalhos da equipe. Além de localizar os corpos, os militares buscam a caixa-preta da aeronave.

O superintendente da Polícia Federal em São Paulo Roberto Troncon, que estava em Brasília, embarcou para Santos com 11 peritos que atuarão nas investigações da queda do avião. Entres eles, estão especialistas em identificação por DNA e um especialista em identificação de vítimas de acidentes aéreos.

Na tarde desta quarta-feira, o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, informou que o recolhimento dos corpos no local do acidente somente poderá ser feito após liberação da Aeronáutica. Ele explicou que a Polícia Civil pode entrar na área para fazer a perícia após a conclusão dos trabalhos da equipe da Aeronáutica.

-À medida em que esse trabalhos avançam, eles (Aeronáutica) liberam o local para a perícia e recolhimento dos corpos. Isso deve se prolongar por todo o dia - afirmou Grella.

Segundo ele, há partes de corpos espalhados e, quando recolhidos, eles serão levados para o Instituto Médico Legal (IML) em São Paulo.

-Há partes de corpos espalhados e o trabalho deve ser feito com cuidado e cautela. Estamos com várias equipes. O material todo, quando concluída a arrecadação, será levado a São Paulo - falou o secretário.

- Nós teremos que aguardar porque provavelmente não teremos a conclusão desse trabalho ainda hoje. A Aeronáutica, à medida que está liberando os locais, o IML está fazendo o recolhimento de corpos para os exames que serão feitos em São Paulo. Lá temos unidades especializadas. Em alguns casos, será necessário o DNA, que já foi pedido para os estados a que as vítimas pertencem - detalhou o secretário.

A polícia instaurou um inquérito para apurar eventual crime de homicídio culposo. Para iniciar a apuração, entretanto, a Polícia Civil depende de um laudo a ser emitido pela Aeronáutica com as prováveis causas do acidente.

Não houve vítimas fatais em solo, assegurou Grella.

Além dos sete mortos que estavam no avião, outros cinco moradores da região ficaram feridos em função do acidente e receberam atendimento em hospitais de Santos.

Os bombeiros demoraram cerca de duas horas para controlar as chamas decorrentes do acidente.

A investigação das causas da queda ficará à cargo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

ANAC: MANUTENÇÃO ESTAVA EM DIA

A aeronave (aparelho Cessna, prefixo PRAFA) que caiu com o candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), nesta manhã, pertencia à empresa AF Andrade Empreendimentos e Participações Ltda. Segundo relatório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a manutenção anual do avião estava em dia, com validade até 14 de fevereiro de 2015. O avião foi inspecionado em fevereiro deste ano. O Comando da Aeronáutica informou que uma equipe do 4º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos, de São Paulo, irá investigar as causas do acidente do avião.

O Certificado de Aeronavegabilidade (CA), que atesta as condições da aeronave, tinha data de validade em 22 de fevereiro de 2017. Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da Anac, a documentação do piloto também estava em dia. O avião tinha capacidade para transportar 12 passageiros.

A Aeronáutica explicou que são duas investigações nesses casos: uma da Polícia Civil, que abrirá um inquérito, e outra da própria Aeronáutica, que irá apurar os fatores que contribuintes para o acidente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]