• Carregando...

Desde as 20h45 do último domingo – dia de eleição – até o meio-dia desta quarta-feira, o Ministério Público Federal no Paraná já recebeu, pela internet, 143 denúncias que indicam postagens preconceituosas ou racistas. Os casos de agressão, principalmente contra nordestinos, serão distribuídos entre os procuradores, que avaliarão cada um. Se for confirmado que houve crime, é possível que seja aberta uma ação judicial para questionar os autores.

O órgão indica que nem todas as denúncias dizem respeito a crimes cometidos de fato. Aquilo que não for considerado criminoso será arquivado. No entanto, como são muitos casos, o desdobramento vai demorar. As várias denúncias serão repassadas aos procuradores no final desta semana.

Depois do resultado das eleições presidenciais, que indicaram a reeleição da candidata Dilma Rousseff (PT), uma série de desabafos e reclamações, principalmente nas redes sociais, relacionavam a eleição com o voto de eleitores do Nordeste e a beneficiários do Bolsa Família.

A Procuradoria Geral da República, que coordena o Ministério Público Federal nos estados fará um balanço das denúncias recebidas em todo o país até o fim da semana. As denúncias podem ser feitas pelo site: www.cidadao.mpf.mp.br.

PF e Ong também recebem denúncia

Para crimes de ódio que são cometidos online, em redes sociais virtuais, é possível que a denúncia seja feita pelo mesmo tipo de ferramenta. Se presenciar algum indivíduo ou página propagando discurso racista, de homofobia, xenofobia, bairrista, intolerante com religião, hábitos ou costumes, pode denunciar à Polícia Federal, pelo site: denuncia.pf.gov.br. É preciso indicar o endereço de onde a declaração ou postagem criminosa. A Polícia Federal não tem estatísticas sobre denúncias recebidas até agora, mas elas serão encaminhadas para investigação.

A Ong SaferNet, que protege os direitos humanos que internet também tem um canal para denúncias anônimas, pelo endereço: safernet.org.br/site/denunciar. É importante que sejam feitos registros da ocorrência, como impressão das páginas e salvamento de links dos responsáveis pela postagem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]