• Carregando...

Falas de Requião impugnadas pela Justiça Eleitoral

Confira um trecho considerado ilegal pelo TRE-PR:

"(...) Havia governo no Paraná. Agora, rigorosamente, não há mais nada. Há um grupo de negociantes subindo tarifa de água e energia elétrica para que financiadores de campanha enriqueça, ainda mais. Vinte e quatro por cento de aumento da tarifa de energia elétrica.(...) As nossas tarifas eram as mais baixas do Brasil, mas nós fizemos as usinas de Nossa Senhora das Graças, em Guarapuava, e de Mauá, aqui entre Ortigueira e Telêmaco Borba" (...) Eu assumo, reduzo ao valor inicial, que era vinte e cinco por cento dos lucros para o setor privado, e garanto o congelamento da tarifa de água por quatro anos, que é o período do próximo governo. Alguém poderia dizer: "Conversa do Requião" . Eu congelei por sete anos nos governos anteriores" .

O site de campanha do senador Roberto Requião (PMDB), que disputa o Palácio Iguaçu nas eleições deste ano, deverá ficar 96 horas fora do ar, o equivalente a 4 dias sem propaganda on-line, para retirar conteúdos considerados irregulares pela Justiça Eleitoral. Ao todo foram duas decisões que determinaram que o acesso ao site fosse suspenso por 48 horas. Ambas as decisões acompanharam pedido de liminar da coligação tucana Todos Pelo Paraná.

A mais recente, desta quinta-feira (18), o juiz auxiliar Guido José Döbeli, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), determinou a suspensão do acesso a todo conteúdo informativo do site de Requião por 48 horas, sob pena de multa de R$ 20 mil por dia de descumprimento. Seguido do bloqueio do site, o candidato deve retirar informações que associem a suposta desistência de ações judiciais contra concessionários do pedágio ao recebimento de cerca de R$ 3 milhões das mesmas empresas para financiamento de campanha do governador Beto Richa (PSDB).

Em outra decisão do TRE-PR, do último dia 17, o juiz Lourival Pedro Chemim também decidiu por suspensão do site por 48 horas, a fim de retirar falas de Requião consideradas ilegais em vídeos gravados na cidade de União da Vitória, no sudeste do Paraná. Confira as falas contestadas no box ao lado. No entendimento de Chemim, a afirmação de Requião é "sabidamente inverídica no que se refere ao congelamento da tarifa de energia elétrica, posto que, de fato, em pesquisa junto ao site da Copel, [...] percebe-se que durante o Governo de Roberto Requião algumas alterações tarifárias foram realizadas".

Procurado pela reportagem, o advogado de Requião, Luiz Fernando Delazari, disse que ainda não havia sido notificado das decisões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]