• Carregando...
 | Henry Milleo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Quatorze das 38 cadeiras da Câmara Municipal de Curitiba serão ocupadas por vereadores em primeiro mandato. A renovação é pouco menor que a registrada nas eleições de 2012, quando 15 novatos foram eleitos. Além dos vereadores “calouros”, o vereador Zezinho do Sabará (PDT), que já havia ocupado uma cadeira no legislativo municipal, voltou à Casa.

Confira a apuração final dos votos para vereador em Curitiba

“Nota de corte” não teve efeito em Curitiba

A nova regra eleitoral que prevê que os vereadores tenham que ter um número de votos correspondente a pelo menos 10% do quociente eleitoral não surtiu efeito nas eleições de Curitiba. A “nota de corte” para o legislativo foi de 2.318 votos, e o vereador eleito com a votação mais baixa foi Ezequias Barros (PRP), com 3.006 votos nominais.

Com isso, a mudança na Casa foi de 39%, com 15 dos atuais vereadores não seguindo na Câmara. Candidataram-se e não foram reeleitos Carla Pimentel (PSC), Chicarelli (PSDC), Chico do Uberaba (PMN), Tiago Gevert (PSC), Dirceu Moreira (PSL), Edson do Parolin (PSDB), Jonny Stica (PDT), Pedro Paulo (PDT) e Zé Maria (SD). Além desses, outros seis parlamentares da atual legislatura não haviam se candidato para um novo mandato.

Mais votado de Curitiba, Serginho do Posto vai para quarto mandato

Na nova correlação de forças partidárias, o PDT partido do atual prefeito derrotado no primeiro turno, Gustavo Fruet, elegeu cinco parlamentares, o maior número de vereadores. Em segundo lugar, com quatro filiados eleitos, ficou o PSD, do candidato Ney Leprevost.

O PMN, partido de Rafael Greca, o candidato mais votado no primeiro turno, não elegeu vereadores.

Os maiores derrotados na Câmara Municipal foram o PT e o PSC. O Partido dos Trabalhadores elegeu apenas uma parlamentar e com isso tem a menor bancada eleita no legislativo de Curitiba desde a redemocratização do país. Apesar de atualmente o partido já contar apenas a Professora Josete como vereadora, em 2012 Jonny Stica e Pedro Paulo também haviam sido eleitos pela sigla, mas se desfiliaram e foram para o PDT. Já o PSC, que em 2012 lançou Ratinho Junior à prefeitura, viu sua bancada diminuir de seis para três vereadores.

Renovação

Apesar de a renovação do legislativo ter sido um dos principais assuntos da campanha, os vereadores com votações mais expressivas são parlamentares experientes. Serginho do Posto, o que obteve o maior número de votos (11.272), já vai para seu quarto mandato. O único novato entre os cinco mais votados é Osias Moraes (PRB), candidato ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, que ocupou o espaço do vereador Pastor Valdemir Soares, que renunciou ao cargo depois de ser flagrado fraudando uma votação da Câmara.

Representatividade feminina

Com o resultado da eleição deste domingo (02), a Câmara Municipal terá a partir de 2017 o maior número de mulheres na mesma legislatura. Ao todo, a bancada feminina terá oito integrantes, o que representa 21% do parlamento. Foram reeleitas as vereadoras Dona Lourdes (PSB), Professora Josete (PT), Noemia Rocha (PMDB) e Julieta Reis (DEM). As novatas são Fabiane Rosa (PSDC), Katia dos Animais de Rua (SD), Maria Manfron (PP) e Maria Letícia Fagundes (PV).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]