• Carregando...
Votação em “grande estilo” no salão de festas do Clube Curitibano, em Curitiba | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Votação em “grande estilo” no salão de festas do Clube Curitibano, em Curitiba| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A eleição que vai definir o próximo prefeito de Curitiba começou tranquila neste domingo(30), mesmo com o troca-troca de locais de votação gerado pelas ocupações em escolas estaduais da capital e em alguns campi da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), não houve, até agora, relatos de problemas ou necessidade de substituição de urnas.

Acompanhe a apuração e resultado dos votos do 2º turno de todo o país

O protesto do movimento estudantil fez mudar o local de votação de ao menos 700 mil eleitores paranaenses. As três cidades do estado onde haverá segundo turno - Curitiba, Maringá e Ponta Grossa - somam 205 colégios ocupados.

Veja fotos da votação neste domingo em Curitiba

O presidente do TRE-PR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, fez uma avaliação bastante positiva das primeiras horas de votação do segundo turno. No Centro Politécnico, maior local de votação do país, disse que os servidores do órgão conseguiram vencer o desafio de organizar um pleito tão atípico. “Foi como se o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tivesse solicitado uma eleição para 700 mil eleitores em apenas duas semanas, sem local disponível conhecido”, afirmou. Segundo ele, por volta das 17h30 o resultado da disputa em Curitiba deve ser conhecido. O TRE avalia que o dia transcorrerá tranquilamente, e que grande parte dos eleitores já votou pela manhã. O grande movimento registrado pela manhã em vários locais de votação, sem ocorrência de transtornos, sustenta essa avaliação.

Maior local de votação do país, Politécnico vai receber 30 mil eleitores neste domingo

Leia a matéria completa

No Inter Americano, local para onde os eleitores da Reitoria da UFPR foram transferidos, a movimentação começou logo às 8 horas, quando as urnas foram abertas.

O professor da UFPR Geraldo Balduíno Horn, 55, votaria na Reitoria e passou pelo local para ver a movimentação. Ele disse apoiar a ocupação. “Os locais são bem próximos. Não haverá nenhum transtorno para os eleitores. A ocupação e a manifestação civil são importantes neste momento”, disse o eleitor.

O torneiro mecânico Ozires Antonio Scabio vota normalmente na Colégio Estadual Santa Felicidade, mas não teve problemas para descobrir o novo local de votação, no Trieste Sociedade. “Recebi correspondência em casa avisando da mudança. Está ter tudo organizado”, conta.

A UniCuritiba, no Rebouças, está recebendo eleitores de três colégios estaduais: Lamenha Lins, Guaíra, e CEEBJA. No primeiro turno, a Universidade teve oito seções. Agora, terá 28. Os fiscais do TRE no local não souberam informar precisamente quantos eleitores a mais a Universidade receberá. Mas como o seriam aproximadamente 2,6 mil, podemos estimar em 8 mil no total.

O Clube Curitibano, no Água Verde, também está recebendo eleitores de local de votação que precisou ser remanejado. Os eleitores do Colégio Estadual Lysímaco Ferreira da Costa, que está ocupado por estudantes, foram orientados a entrar no Clube pelo portão de acesso da Rua Getúlio Vargas. Eles votam no salão de festas do clube. Já os eleitores habituais do Clube estão votando no ginásio A entrada, neste caso, é pela Rua Petit Carneiro.

Um dos locais de votação em Curitiba, dois prédios do campus Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão ocupados por estudantes . No local, três oficiais do exército e um servidor avisam os eleitores que chegam para votar que o local.

Exército

Segundo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) oficiais do Exército e servidores do próprio tribunal estão fazendo campana em escolas estaduais e universidades ocupadas por estudantes para orientar os eleitores “desavisados”. De acordo com o TRE, em Curitiba, pelo menos 530 mil eleitores de Curitiba precisaram votar em outro lugar neste domingo e mais de 140 lugares tradicionais de votação foram substituídos.

  • Urbs coloca neste domingo (30) à disposição dos passageiros ônibus especiais para transportar gratuitamente aqueles eleitores que tiveram seus locais de votação alterados. Na foto, ônibus em frente ao Colégio Estadual Professor Antonio Francisco Zardo
  • Inter Americano,na Amintas de Barros. Local recebe eleitores que votam, a princípio, na Reitoria da UFPR
  • Exército ajuda TRE a orientar trocas nos locais de votação neste domingo (30)
  • Inter Americano, na R. Amintas de Barros, recebe eleitores da Reitoria
  • Escola de Futebol do Trieste, em Santa Felicidade, virou local de votação improvisado
  • Votação na Unicuritiba neste domingo
  • Colégio Estadual Professor Antonio Francisco Zardo
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]