• Carregando...
Palácio 29 de Março, a sede da prefeitura de Curitiba | Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo
Palácio 29 de Março, a sede da prefeitura de Curitiba| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo

As convenções partidárias realizadas durante o fim de semana oficializaram três candidaturas à prefeitura de Curitiba. No sábado (23), a advogada Xênia Melo e o servidor do Tribunal de Justiça do Paraná Rodolfo Jaruga foram oficializados como candidatos a prefeita e vice, respectivamente, do PSol, enquanto o empresário Ademar Pereira e assessor parlamentar da Câmara de Curitiba Porfírio Vengue tornaram-se oficialmente os candidatos a prefeito e vice do Pros.

Conhecida militante feminista e da causa LGBT, Xênia é servidora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), integra o Conselho Municipal dos Direitos de Mulher e participa da organização local da Marcha das Vadias. Em 2014, foi candidata à deputada estadual e, em 2012, à vereadora, mas não foi eleita.

Além de defender políticas voltadas para mulheres, negros, moradores da periferia, jovens e sem-teto, Xênia tem como prioridade em seu programa de governo a atenção à infância e à educação.

Já Ademar Pereira é sócio da Escola Atuação e do Espaço Torres (voltado para eventos), além de vice-presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep). Candidato de primeira viagem, Pereira pretende levar a experiência do setor privado para o poder público, aumentando a eficiência da administração municipal.

Entre suas principais propostas estão a adoção de um bilhete único mensal no transporte coletivo, com viagens ilimitadas por uma mensalidade, e a distribuição de “vale creche” para zerar a fila por vagas na educação infantil na cidade.

No domingo (24), o PRP oficializou o pró-reitor de Planejamento e Avaliação da Universidade Tuiuti, Afonso Rangel, como seu candidato à prefeitura. A chapa ainda não tem vice e o partido também não fechou coligações até o momento.

Depois de concorrer ao cargo de vereador pelo PTB em 2012, Rangel se filiou ao PRP em 2015 e desde então trabalha no planejamento da campanha, cuja principal proposta é a modernização da gestão pública, diminuindo o número de comissionados indicados por motivos políticos e aproveitando os profissionais técnicos concursados na administração da cidade.

Quase oficiais

O prefeito Gustavo Fruet deve oficializar sua candidatura à reeleição pelo PDT. Fruet participou no sábado da convenção do PV, oficializando a coligação entre os partidos, e admitindo a possibilidade de pedir apoio ao PSDB.

Pelo PMN, o candidato deve ser o ex-prefeito Rafael Greca, que antes mesmo de ser oficializado como candidato foi multado de R$ 20 mil por utilizar materiais de campanha sem de fato ser candidato e intimado a prestar esclarecimentos sobre gastos de pré-campanha pela Justiça Eleitoral. Greca se reuniu diversas vezes com Richa e já conseguiu o apoio do também ex-prefeito Luciano Ducci (PSB).

O deputado estadual Requião Filho (PMDB) também deve ser confirmado como candidato e, segundo o blog Caixa Zero, teria aproveitado um almoço para convidar o vereador Jorge Bernardi, da Rede, para formar uma chapa.

Outros deputados estaduais que confirmaram suas pré-candidaturas são Ney Leprevost (PSD), Maria Victoria (PP), Stephanes Junior (PSB) e Tadeu Veneri (PT).

Entre os federais, Fernando Francischini (SD) confirmou que é pré-candidato e, no Facebook, chamou de fraude a primeira pesquisa Ibope com intenções de voto na cidade, que mostra empate entre Gustavo Fruet, Rafael Greca e Requião Filho.

Dúvidas

Apesar do almoço entre Requião Filho e Jorge Bernardi, a Rede pode oficializar a candidatura de Eduardo Reiner. O ex-deputado federal Luciano Pizzatto deve concorrer pelo PRTB, enquanto Reinhold Stephanes Jr. se coloca como pré-candidato do PSB.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]