• Carregando...
 | Montagem: Pedro Serápio/Gazeta do Povo
| Foto: Montagem: Pedro Serápio/Gazeta do Povo

O sorteio realizado na sede da Gazeta do Povo nesta quinta-feira (25) determinou que Gustavo Fruet (PDT) e Rafael Greca (PMN) vão abrir a série de debates que o jornal realizará entre os candidatos à prefeitura de Curitiba. Os debates, que serão realizados entre 12 e 16 de setembro, colocarão os candidatos em confrontos diretos, um contra um. As regras e os confrontos foram definidos depois de uma série de reuniões com os representantes dos candidatos.

O confronto entre Greca e Fruet está marcado para o dia 12 de setembro, às 10 horas, com duração prevista de uma hora e meia. No dia 14, ocorre o debate entre Maria Victoria (PP) e Requião Filho (PMDB). No dia 15, quem participa são os candidatos Ney Leprevost (PSD) e Tadeu Veneri (PT). Fechando a semana, no dia 16, se encontram Xênia Mello (PSol) e Afonso Rangel (PRP). O candidato Ademar Pereira (Pros) foi o único a não aceitar as regras do debate e, portanto, não participará do evento.

Greca é campeão de engajamento no Facebook; veja o placar

Leia a matéria completa

Os debates foram programados para permitir a maior liberdade possível aos candidatos, sem as amarras que marcam os confrontos em veículos que precisam atender às regras vigentes para concessões públicas, como rádio e tevê. Não há definição prévia de assuntos e também não haverá um mediador fazendo perguntas. Os candidatos falarão exclusivamente entre si.

Nos eventos, cada candidato terá 45 minutos para gastar como quiser, fazendo perguntas e respondendo ao oponente. Como num jogo de xadrez, a cada vez que terminar de falar, o candidato bate no relógio regressivo que marca seu tempo, e o tempo do adversário é que passa a ser descontado. Quando o cronômetro de um dos candidatos zerar, o outro ainda pode usar o tempo que lhe restou.

O sorteio, feito com transmissão pelo Facebook, contou com a participação dos seis candidatos que têm maior representação no Congresso Nacional. Na quarta-feira (24), os três candidatos com menor representação, convidados para participar em um único dia, já tinham participado de sorteio semelhante.

A Gazeta do Povo também, realizará sabatinas com os nove candidatos à prefeitura, entre 19 e 29 de setembro. As datas também foram definidas por sorteio. Nas entrevistas, os candidatos serão questionados por cinco repórteres do jornal durante duas horas, com transmissão ao vivo pela internet.

Veja as datas para os confrontos diretos

12 de setembro
Gustavo Fruet x Rafael Greca

14 de setembro
Maria Victoria x Requião Filho

15 de setembro
Ney Leprevost x Tadeu Veneri

16 de setembro
Afonso Rangel x Xênia Mello

Veja as datas das sabatinas

19 de setembro
Rafael Greca

20 de setembro
Ademar Pereira

21 de setembro
Requião Filho

22 de setembro
Gustavo Fruet

23 de setembro
Tadeu Veneri

26 de setembro
Maria Victoria

27 de setembro
Xênia Mello

28 de setembro
Ney Leprevost

29 de setembro
Afonso Rangel

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]