• Carregando...
Primeiro embate será entre Fruet e Greca, no dia 12 de setembro. | Marcos Tavares/Gazeta do Povo
Primeiro embate será entre Fruet e Greca, no dia 12 de setembro.| Foto: Marcos Tavares/Gazeta do Povo

A Gazeta do Povo vai promover a partir da próxima semana uma sequência inédita de debates entre os candidatos a prefeito de Curitiba. Na internet, sem as amarrações que a lei eleitoral impõe a tevês e rádios, os encontros vão permitir uma rara troca de ideias: cada encontro terá uma hora e meia de duração, com dois candidatos em cada dia.

Não haverá mediação nem perguntas externas, não haverá temas definidos. Os candidatos se sentarão frente a frente e usarão 45 minutos cada um, livremente. O primeiro poderá perguntar, por exemplo, e ouvir uma longa resposta. Ou o adversário poderá falar menos e engatar outra pergunta em seguida. Cada um administrará seu tempo como quiser, usando um relógio de xadrez que só corre enquanto ele estiver com a palavra.

Programe-se para acompanhar a Semana de Debates ao vivo

Os confrontos foram definidos em sorteio na presença de representantes de todos os candidatos. O primeiro debate será no dia 12 de setembro, segunda-feira, entre Gustavo Fruet (PDT) e Rafael Greca (PMN). Na terça, estarão frente a frente Xênia Melo (PSol) e Afonso Rangel (PRP). Na quarta, será a vez do debate entre Maria Victoria (PP) e Requião Filho (PMDB). E, na quinta, se encontram Ney Leprevost (PSD) e Tadeu Veneri (PT).

Todos os encontros serão transmitidos ao vivo pelo site da Gazeta do Povo e pelo perfil do jornal no Facebook. O começo será sempre às 10 horas. O mediador atuará somente para apresentar os candidatos e depois se retirará. Só volta à cena se houver ofensa pessoal entre os candidatos. Os candidatos já confirmaram presença nos encontros. O único que não aceitou as regras foi Ademar Pereira (Pros).

A partir do dia 19 de setembro, o jornal também promove uma série de sabatinas com os candidatos a prefeito. Cada um dos nove candidatos passará por uma entrevista de duas horas com o time de jornalistas da área de política da Gazeta.

Guia

Também já está disponível no site da Gazeta do Povo um guia com informações de todos os candidatos a prefeito e vereador em todos os municípios do país. Com base em informações fornecidas pelos próprios candidatos ao TSE, o portal ajuda o eleitor a saber mais sobre quem está concorrendo. São mais de 520 mil páginas de informação disponíveis.

Em parceria com a UFPR, a PUC e a Uninter, o jornal também está entrevistando individualmente os 1.101 candidatos a vereador da cidade. Eles respondem a um questionário preparado por cientistas políticos e pelo jornal. Parte das respostas será publicada a partir de 12 de setembro para que o eleitor possa saber como pensa cada um dos candidatos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]