• Carregando...
Candidato foi multado por divulgação irregular de pesquisa eleitoral. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Candidato foi multado por divulgação irregular de pesquisa eleitoral.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O juiz João Luiz Manassés de Albuquerque Filho, da 1ª Zona Eleitoral, condenou neste sábado (24) o ex-prefeito e candidato Rafael Greca (PMN), seu vice Eduardo Pimentel e a Coligação Curitiba Inovação e Amor a pagar uma multa no valor de 50 mil UFIRs (Unidade Fiscal de Referência) por irregularidade na divulgação de pesquisa eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) não informou o valor correspondente da UFIR, unidade que foi extinta nacional e estadualmente.

De acordo com a sentença do magistrado, os representados infringiram o parágrafo 3º do artigo 33 da lei eleitoral nº 9.504/97 ao divulgar dados de uma pesquisa realizada pelo Datacenso, e mantida em âmbito interno pelo instituto. A Coligação Curitiba Inovação e Amor informou que vai recorrer da decisão.

Além do candidato, seu vice e da coligação, o blog Fábio Campana (de Luiz Fabio Campana) e o Jornal Impacto Paraná também foram condenados por terem divulgado os dados da pesquisa. A multa aplicada para cada um deles é de 50 mil UFIRs.

O jornalista Fábio Campana informou que retirou a publicação sobre o resultado da pesquisa do ar, dez dias antes da decisão do juiz, e que o caso está sendo tratado por seus advogados. Até o fechamento da matéria, a reportagem não conseguiu contato com os responsáveis pelo Jornal Impacto Paraná.

As denúncias foram realizadas pela Coligação Curitiba Justa e Sustentável, do candidato Requião Filho (PMDB).

Datacenso

Ao ser questionado sobre a divulgação dos dados, o Datacenso informou ao juiz que manteve a pesquisa apenas em âmbito interno, que refuta os dados divulgados por terceiros e desautoriza a publicação de quaisquer resultados atribuídos ao levantamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]