• Carregando...
 | Daniel Castellano /Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano /Gazeta do Povo

A 35ª fase da Operação Lava Jato, que prendeu o ex-ministro Antonio Palocci, aconteceu nesta segunda-feira (26) porque a partir desta terça (27) nenhum eleitor pode ser preso a não ser em flagrante ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável.

A determinação consta do artigo 236 do Código Eleitoral, de 1965, anterior à Constituição Federal, de 1988, e visa garantir que não haja abuso por parte das autoridades em desfavor da liberdade de voto.

Leia mais notícias sobre as eleições de 2016

Menos votados em 2012 não desistem e buscam novamente vaga de vereador em Curitiba

Leia a matéria completa

A norma vale para os cinco dias anteriores às eleições e 48 horas depois do pleito.

No entanto, o eleitor poderá ser preso em delito se arregimentar outros votantes ou fizer propaganda de boca de urna no dia da eleição – em 2 de outubro, no domingo. Também constitui crime usar alto-falante ou qualquer amplificador de som, promover comício ou carreata e divulgar qualquer espécie de propaganda de partido político ou candidato.

Caso ocorram prisões pelas autoridades, o detido deverá ser “imediatamente conduzido à presença do juiz competente que, se verificar a ilegalidade da detenção, a relaxará e promoverá a responsabilidade do coator”.

O eleitor que for flagrado criminalmente será punido com detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período e multa.

Candidatos “imunes”

Desde o último dia 17 de setembro, 15 dias antes das eleições, os candidatos não podem ser presos a não ser se forem flagrados cometendo crime. A medida de proteção também é garantida pelo Código Eleitoral e serve para que autoridades policiais ou judiciais não cometam abusos na tentativa de interferir na disputa pelo voto.

Ainda assim, se houver prisão ou detenção em flagrante, o candidato deve ser levado logo em seguida a um juiz para que o magistrado avalie a legalidade da detenção.

Nas eleições de 2014, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 80 candidatos foram presos somente no domingo de votação, a maior parte pela prática de boca de urna ou transporte irregular de eleitores até a seção eleitoral.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]