• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo

As ocupações nas escolas estaduais do Paraná forçaram uma mudança nos locais de votação de 52% dos eleitores que voltam às urnas no domingo (30) para escolher os prefeitos de Curitiba, Ponta Grossa e Maringá: dos 1.777.648 eleitores das três cidades, 919.765 serão afetados pela mudança. A maioria – cerca de 712,8 mil eleitores – terá de se dirigir a outro local de votação. Já o restante – pouco mais de 206 mil pessoas – vai encontrar o ponto tradicional de votação mais cheio.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) decidiu transferir todos os pontos de votação que ficavam em colégios estaduais para outros locais – que já eram usados no dia da eleição ou não. Em todo o estado, 206 seções eleitorais foram remanejadas para outros 172 pontos. Entre esses novos locais de votação, 91 vão ‘estrear’ nesta eleição. Os outros 81 já recebem eleitores tradicionalmente.

Consulte o seu local de votação neste segundo turno em Curitiba, Ponta Grossa e Maringá

Leia a matéria completa

O maior impacto será sentido por quem vota em Curitiba. A capital tem eleitorado de 1.289.215 pessoas. Dessas, 536,9 mil tiveram seus locais de votação mudados e outras 166,9 mil terão seus pontos de votação inflados por novas sessões. A soma desses eleitores equivale a 55% do total.

O Colégio Estadual Senhorinha de Moraes Sarmento, que fica no Cajuru, é o local com mais eleitores transferidos. Por lá, há 8.873 pessoas cadastradas nas seções eleitores. Todas foram transferidas para o Colégio Adventista Centenário, que não era local de votação. Para eles, a boa notícia é que não houve novas transferências para esse estabelecimento.

Por outro lado, há aqueles eleitores que vão encontrar mais movimento em seus novos locais de votação. O Centro Politécnico da UFPR, por exemplo, receberá 24,6 mil novos eleitores e será o maior local de votação do Brasil neste segundo turno, porque já tinha 5,2 mil pessoas cadastradas nas seções eleitorais daquele campus.

Locais que não eram ponto de votação, mas receberam os eleitores transferidos, também devem ter movimento. A Faculdade Facear, no Campus Sítio Cercado, receberá 20,8 mil eleitores, vindos de cinco escolas estaduais. Esse é o novo local de votação para quem costumava ir aos colégios Benedicto João Cordeiro, Hasdrubal Bellegard, Professor Teobaldo Leonardo Kletemberg, Inez Vicente Borocz e Professora Etelvina Cordeiro Ribas.

A Unibrasil, que também não era local de votação, vai receber os eleitores de quatro escolas estaduais – Paulo Leminski, Professora Maria Aguiar Teixeira, Nossa Senhora de Fátima e República Oriental do Uruguai. Devem passar por lá no domingo 17 mil pessoas.

Há locais ‘inusitados’ na lista de remanejamentos. Já pensou em votar num supermercado? Pois é o que vai acontecer com 3,7 mil pessoas que costumavam votar no Colégio Estadual João Mazzarotto, mas terão de ir até o Supermercado Condor, do Xaxim, neste domingo.

*As informações levam em conta os dados de eleitor por seção divulgados em maio deste ano e apresentam uma divergência de 12 mil eleitores em relação ao divulgado pelo TRE-PR.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]