• Carregando...
O PRP oficializou na convenção partidária realizada neste domingo (24) a candidatura do empresário e Pró-Reitor da Universidade Tuiuti do Paraná Afonso Rangel à prefeitura de Curitiba | /Antonio More/Gazeta do Povo
O PRP oficializou na convenção partidária realizada neste domingo (24) a candidatura do empresário e Pró-Reitor da Universidade Tuiuti do Paraná Afonso Rangel à prefeitura de Curitiba| Foto: /Antonio More/Gazeta do Povo

O Partido Republicano Progressista (PRP) oficializou na convenção partidária realizada neste domingo (24) a candidatura do empresário e Pró-Reitor da Universidade Tuiuti do Paraná Afonso Rangel à prefeitura de Curitiba. A principal proposta do partido é modernizar a gestão pública, diminuir o número de comissionados indicados por motivos políticos e aproveitar os profissionais técnicos concursados na administração da cidade. O partido ainda não definiu quem será o vice da chapa e, até o momento, não fechou nenhuma coligação.

Formado em Ciências Aeronáuticas, o curitibano Afonso Celso Rangel Santos, de 59 anos, dedicou parte da vida ao negócio da família - a Universidade Tuiuti do Paraná - e a carreira de piloto automobilístico. Atualmente, Rangel é Pró-Reitor de Planejamento e Avaliação da universidade. Ele se filou ao PRP em 2015 e desde então trabalha também no planejamento da campanha.

As carreiras de administrador e de piloto começaram quando Rangel ainda era adolescente e até meados do anos 1990 aconteceram simultaneamente. Ele foi piloto profissional de Fórmula 3, Fórmula Ford e Stock Car por 20 anos, mas há 42 anos se dedicou ao automobilismo formando e treinando equipes. Na década de 1980, chegou a ser bicampeão paranaense de Fórmula Ford e Vice-campeão Brasileiro na mesma categoria.

Rangel parou de competir profissionalmente na década de 1990 e agora tem a corrida apenas como hobby. Desde então, dedica-se integralmente à Universidade Tuiuti do Paraná, fundada por seu pai Sydnei Lima Santos, em 1958, em Curitiba. Na universidade, Rangel começou a carreira com 14 anos e, depois de passar por diversas áreas, atua há mais de 30 anos como gestor de planejamento. A Tuiuti oferece cursos de graduação e pós-graduação em todas as áreas e conta com quatro campus na capital paranaense.

Em 2012, Rangel tentou se eleger vereador pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), mas não obteve sucesso. No ano passado, voltou à política e se filou ao PRP, que oficializou na tarde deste domingo a sua candidatura à prefeitura de Curitiba.

Propostas

A principal proposta do PRP é modernizar a gestão da prefeitura de Curitiba. Para isso, o partido pretende cortar comissionados indicados apenas por motivos políticos e aproveitar melhor os técnicos profissionais concursados que já compõe o quadro de funcionários da prefeitura.

O candidato à prefeito também vai priorizar o planejamento, o estabelecimento de metas e o crescimento profissional através do princípio da meritocracia. Outra promessa é gastar apenas o necessário, enxugando os gastos públicos.

Segundo Rangel, a primeira medida a ser adotada, caso eleito prefeito, é disponibilizar internet de graça em toda a cidade. A tecnologia a ser implantada será a rede Wimax, desenvolvida para oferecer acesso banda larga de rápida velocidade a distâncias de seis quilômetros e nove quilômetros.

Na área da educação, a promessa é aumentar o salário dos professores e na saúde, levar médicos especialistas para os postinhos. Ele também pretende ampliar o número de consultas públicas para conhecer as demandas da população.

“Queremos demonstrar que não somos políticos tradicionais. Queremos que o curitibano encontre uma nova opção na gente”, afirma Rangel. O partido nanico aposta nas redes sociais como principal meio para angariar votos e, até o momento, não conta com coligações.

Ao lado de Rangel, o partido lançou neste domingo (24) 56 candidatos a vereador de Curitiba. Destes, 17 são mulheres. A expectativa é ocupar duas cadeiras na Câmara Municipal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]