• Carregando...
Requião Filho foi o quarto pré-candidato a prefeito de Curitiba entrevistado pela Gazeta do Povo. | Henry Milleo/Gazeta
Requião Filho foi o quarto pré-candidato a prefeito de Curitiba entrevistado pela Gazeta do Povo.| Foto: Henry Milleo/Gazeta

A Gazeta do Povo realizou nesta quinta-feira (21) a quarta entrevista da série de sabatinas com os pré-candidatos à prefeitura de Curitiba. O convidado foi o deputado estadual Requião Filho (PMDB). Na entrevista, ele defendeu o rompimento do contrato da prefeitura com as empresas de ônibus, o retorno do sistema integrado com a Região Metropolitana e a criação de uma frota pública como resposta aos problemas de transporte da cidade.

Ele também criticou, em diversas ocasiões, o governador Beto Richa (PSDB) – a quem responsabilizou pela má situação do transporte público e pela má situação das finanças da cidade – em ambos os casos, por sua gestão como prefeito da cidade. Requião criticou também o atual prefeito Gustavo Fruet (PDT) por sua falta de poder decisório, dizendo que ele deveria ter “lido Sun Tzu e Maquiavel” antes de ser prefeito.

RÁDIO GAZETA: Ouça a entrevista com Requião Filho

GALERIA: Os bastidores da sabatina

Entrevista com Requião Filho

Possível candidato do PMDB à prefeitura de Curitiba, o filho do senador Requião fala da relação com o pai e dos problemas atuais da cidade.

+ VÍDEOS

Cenário político

Na entrevista, ele falou também sobre sua relação com o pai, o senador Roberto Requião (PMDB) – prefeito de Curitiba entre 1986 e 1989. Ele disse compartilhar os mesmos ideais políticos que o pai, mas que difere dele no temperamento – de acordo com o deputado, o senador é “mais contundente”. Ele diz que, apesar das diferenças, o senador é seu “mentor”. “Terei como ‘consultor’ um cara que foi senador, governador e prefeito. Quando surgirem dúvidas, é só ligar”, disse.

Ele comentou, também, sobre o enfraquecimento do PMDB na cidade, especialmente no legislativo – atualmente, o partido conta com apenas uma vereadora, e lançou somente 17 candidatos à Câmara em 2012. No seu entendimento, houve um erro estratégico do partido ao se agarrar somente na popularidade de Requião e deixar de ouvir as bases.

O deputado também comentou a saída de Fruet do PMDB. Em 2004, ele entrou em rota de colisão com Requião, após tentar ser indicado para disputar a prefeitura pelo partido, e migrou para o PSDB. “O Gustavo saiu do PMDB porque não conseguiu ganhar uma convenção. Não é uma questão de se impor à vontade do Requião, ele não conseguiu convencer o partido de que estava pronto para ser o candidato. No que ele perdeu, ele rompeu”, comentou.

Carregando o áudio...

Além de Requião, já foram entrevistados Tadeu Veneri (PT), Ratinho Jr. (PSC) e Ney Leprevost (PSD). A próxima entrevista será com Fernando Francischini (SD), na próxima segunda-feira (25), às 10h30.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]