• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Fazendo com que o cidadão simule a votação dos projetos mais polêmicos apresentados na Câmara Municipal de Curitiba durante a última legislatura, a ferramenta Politikei aponta qual candidato a vereador tem os posicionamentos mais condizentes com o perfil do eleitor.

Para não restringir o teste aos atuais legisladores, o grupo também coletou o posicionamento dos candidatos que não ocupam uma cadeira no parlamento municipal. O resultado do teste é um ranking que aponta quais candidatos estão mais próximos dos posicionamentos escolhidos pelo eleitor.

Patrimônio de 9 vereadores em busca de reeleição em Curitiba dobra em 4 anos

Leia a matéria completa

Idealizado pelo estudante de Medicina da UFPR, Gustavo Guerchon, o projeto existe desde 2015, e pretende tornar-se um portal de acompanhamento permanente de casas legislativas, mostrando todas as proposições em tempo real.

Para as eleições de 2016, a equipe do Politikei desenvolveu uma versão piloto do projeto voltada para Curitiba, e contou com o apoio da Gazeta do Povo e do grupo Primavera Cidadã na seleção das proposições mais relevantes da última gestão.

“A ideia principal do Politikei é trabalhar com o acompanhamento horizontal do trabalho das casas legislativas. Nós estamos usando as eleições como um momento para lançar e testar a ferramenta e receber feedbacks”, conta Gustavo Guerchon.

Segundo ele, uma grande dificuldade do projeto foi fazer com que os candidatos enviassem seus posicionamentos sobre os temas questionados. O grupo enviou as demandas por meio dos partidos políticos e, segundo Guerchon, nem todas as legendas foram receptivas ao projeto porque queriam preservar a imagem de seus candidatos. O cadastro para as repostas de aspirantes a uma cadeira na Câmara ainda está aberto e pode ser feito diretamente no site.

A partir do ano que vem, quando o Politikei será aplicado sistematicamente na Câmara de Curitiba, a briga do grupo para obter informações sobre os posicionamentos não vai mais ser com os vereadores, mas com o sistema de transparência da Casa Legislativa.

“Estamos trabalhando para ver como vamos conseguir transformar os portais de transparência, que hoje são de difícil acesso e pouco intuitivos, para a entrega de dados que possam ser lidos por máquinas”, explica.

Para colocar esta primeira fase do projeto em funcionamento, cerca de 25 voluntários colaboraram, entre programadores, designers e outros profissionais ligados ao grupo Code For Curitiba, que busca a melhoria de serviços públicos por meio de ferramentas de tecnologia da informação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]