• Carregando...
Candidato a prefeitura de Curitba Rafael Greca
Candidato a prefeitura de Curitba Rafael Greca| Foto: Albari Rosa/ Arquivo/ Gazeta do Povo

O candidato a prefeito de Curitiba Rafael Greca (PMN) disponibilizou nas redes sociais um número de WhatsApp para conversar com os eleitores da capital. O novo canal de comunicação com o eleitor funciona desde o final de agosto, mas foi divulgado na página oficial apenas no dia seguinte ao primeiro turno das eleições na capital e, segundo a assessoria da campanha, já recebeu 34 mil mensagens.

A mensagem enviada pela redação da Gazeta do Povo foi respondida no mesmo dia, em cerca de cinco horas. Perguntamos ao candidato qual era a principal diferença entre ele e o candidato Ney Leprevost (PSD), e qual era a proposta de Greca para resolver o problema do alagamento de ruas da cidade. Veja a resposta ao lado.

O coordenador de campanha de Greca, Marcelo Cattani, diz que a estratégia de usar o WhatsApp tem dado certo. “Desde o primeiro turno a gente apostou muito na interatividade, no compartilhamento de ideias. Usamos muito a internet como ferramenta de engajamento e participação”, disse.

Desespero

Para o professor de jornalismo digital da PUCPR Zanei Barcellos, a estratégia de Greca não deve trazer grande impacto para a campanha. “As redes sociais surgiram como uma grande opção nessa eleição, e eu acho que foram bem mal utilizadas em geral pelos candidatos”, opina.

Para Barcellos, quem se saiu melhor nas redes sociais foi o candidato derrotado no primeiro turno Requião Filho (PMDB). “O Requião Filho tentou se comunicar com o público mais novo, tentou passar a imagem do candidato mais novo, mais descolado. Acho que a candidatura não colou pelas propostas. Ele acabou não convencendo”, avalia o professor.

Para Barcellos, o uso do whats app por Greca é uma estratégia de última hora. “Seria uma estratégia muito válida se ele tivesse começado e amadurecido antes mesmo da campanha. Não acredito que nessa última hora vá ter algum efeito”, analisa.

“Nessa altura é uma estratégia desesperada de ultima hora de tentar conseguir uns votos a mais. Não vejo que vá surtir um efeito positivo em termos de voto”, completa o professor.

Atualização

Em 17/11/20 a foto que ilustrava a reportagem foi substituída porque trazia um número de telefone celular que não pertence mais a Rafael Greca ou sua equipe.

Atualizado em 17/11/2020 às 16:39
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]