• Carregando...
Alunos de Educação Física ocuparam o prédio do curso no Centro Politécnico, que será o maior local de votação do Brasil no segundo turno | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Alunos de Educação Física ocuparam o prédio do curso no Centro Politécnico, que será o maior local de votação do Brasil no segundo turno| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A ocupação das escolas estaduais no Paraná mudou a vida de quase 700 mil eleitores e acabou criando um “super local de votação” em Curitiba neste segundo turno. O Centro Politécnico, da UFPR, que já era o destino de 5,2 mil eleitores, vai receber as pessoas que votavam em outros seis colégios estaduais da capital – mais 24.687. Com quase 30 mil eleitores, o Politécnico será o maior local de votação do Brasil na votação do segundo turno, neste domingo (30).

O único “detalhe” é que alunos do curso de Educação Física da instituição ocuparam o departamento, que fica no campus Jardim Botânico, vizinho ao Politécnico. Os universitários participam do movimento ‘Ocupa UFPR’, que também conta com a adesão dos alunos de Pedagogia, Turismo e Filosofia e a ocupação do prédio Dom Pedro I, na Reitoria. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) ainda não se manifestou sobre uma eventual nova mudança de local de votação.

Correção

Ao contrário do que publicamos anteriormente, o Departamento de Educação Física fica no campus Jardim Botânico, que é vizinho ao Centro Politécnico. A informação sobre a localização do prédio havia sido passada pela assessoria da UFPR.

Novos eleitores

O TRE-PR transferiu para o Politécnico os eleitores que votariam nos colégios estaduais Alfredo Parodi, Hildebrando de Araújo, Júlio Mesquita, Máximo Atílio Asinelli, Pio Lanteri e São Paulo Apóstolo. Quatro destas escolas estão ocupadas por estudantes do ensino médio, de acordo com balanço da União Brasileira de Estudantes Secundaristas divulgado na segunda-feira (24).

Essas transferências vão levar 29.904 eleitores às urnas que serão colocadas no campus da UFPR, caso não haja novas alterações. De acordo com o TRE, este será o maior local de votação no segundo turno em todo o país – e vai tirar o posto de São Paulo, onde a eleição já foi decidida.

Maior do Paraná

Os quase 30 mil eleitores que devem ir para o Politécnico votar superam o eleitorado de 358 cidades do Paraná, como Palmas, na região central, e Guaratuba, no Litoral. Esse contingente também é maior que a quantidade de moradores de 335 municípios do estado.

O campus, aliás, é superlativo: o terreno tem quase 590 mil metros quadrados e possui 68 edificações (em 176,1 mil metros quadros construídos) e reúne cinco setores, além de unidades administrativas da instituição. Nos últimos anos, também recebe a maior parte dos vestibulandos que tentam uma vaga na UFPR.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]