• Carregando...
Centro Politécnico reunirá cerca de 29 mil eleitores no próximo domingo (30). | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Centro Politécnico reunirá cerca de 29 mil eleitores no próximo domingo (30).| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) solicitou e a UFPR liberou desde a manhã desta quinta-feira (27) o prédio de Ciências Sociais Aplicadas, no Botânico, e os câmpus Politécnico e Agrárias.

O órgão está preparando os três locais para receber 40 mil eleitores neste domingo (30), no segundo turno do pleito municipal. Somente o Politécnico reunirá cerca de 29 mil eleitores – já eram 5,2 mil e agora o campus receberá o fluxo de outros seis colégios eleitorais.

Transtornos das ocupações criam ‘super local de votação’ em Curitiba

Leia a matéria completa

A solicitação foi feita pouco antes da meia-noite e foi aceita pelo vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, às 00h14, o que provocou certo impasse pela manhã nos três locais. Alguns professores deram aula normalmente e outros dispensaram os alunos, mas todos tiveram acesso aos prédios. A partir da tarde, no entanto, o acesso será controlado pelo TRE.

A Justiça Eleitoral instituiu essa mudança depois das ocupações dos colégios estaduais, que eram locais regulares de votação. Ao todo, mais de 533 mil eleitores vão mudar de local para votar, quase metade do eleitorado curitibano. Foram 146 alterações. A prefeitura vai disponibilizar linhas de ônibus especiais, com operação gratuita, para fazer o deslocamento dos eleitores que mudaram de local.

Segundo o TRE, o acesso ao Politécnico também poderá ser feito de carro no dia da eleição. A segurança em Curitiba, de maneira geral, será reforçada com a presença de soldados da Força Nacional.

Greves

As aulas da graduação só devem retornar na quinta-feira (3), logo após o feriado de Finados. Segundo a assessoria de imprensa da UFPR, no entanto, alguns projetos da pós-graduação vão se manter durante todo esse período. O acesso dos estudantes aos prédios deverá ser solicitado pessoalmente.

Nesta quarta-feira (26), alguns alunos da UFPR deliberaram por uma greve por tempo indeterminado contra a PEC 241 e a MP do Ensino Médio. Nos próximos dias, a greve também pode atingir os professores da instituição. No último dia 19, em assembleia geral, eles aprovaram um indicativo de greve geral.

Além disso, os estudantes secundaristas optaram nesta quarta pela continuidade das ocupações.

Nota oficial

Na manhã desta quinta-feira (27), a UFPR divulgou uma nota oficial sobre as ocupações. Veja a íntegra:

“A Reitoria da UFPR vem a público para registrar que entende como legítima toda a forma de manifestação pacífica, que não prejudique os direitos de terceiros.

O movimento que hoje ocupa alguns dos prédios didáticos da UFPR tem demonstrado respeito e não tem impedido o funcionamento das atividades administrativas vitais, responsáveis pelo cumprimento de obrigações como: pagamento a prestadores de serviço, fornecedores e empresas terceirizadas, bem como bolsas acadêmicas.

Concluindo, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) solicitou alguns espaços em diferentes campi da UFPR para a realização do segundo turno do pleito eleitoral municipal. Conforme comunicado publicado no site da UFPR, estes espaços ficam sob responsabilidade do TRE-PR a partir da manhã do dia 27/11 até o término das eleições.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]