• Carregando...
Ney Leprevost e Rafael Greca: disputa em aberto | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Ney Leprevost e Rafael Greca: disputa em aberto| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

A vantagem do candidato Ney Leprevost (PSD) sobre Rafael Greca (PMN), de 53% dos votos válidos contra 47%, apontada pela pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira, pode ser atribuída principalmente a três faixas da população: mulheres, os mais escolarizados e quem ganha acima de dois salários mínimos.

Veja a avaliação dos governos Richa, Temer e Fruet

Ney Leprevost tem a preferência de 59% do eleitorado feminino, enquanto apenas 41% votaria em Rafael Greca.

Entre os eleitores com apenas o ensino fundamental, a tendência praticamente se inverte. Greca tem 55% das intenções de voto, contra 45% de Leprevost. Mas já a partir dos eleitores com ensino médio Leprevost recupera a dianteira: 54% a 46%. E entre quem tem ensino superior aumenta a vantagem: 59% a 41%.

O fator econômico também influencia o voto. Greca é o favorito dos eleitores que ganham até dois salários mínimos, com uma vantagem de 52% a 48%. Os eleitores que ganham de 2 a 5 salários mínimos dão preferência ao candidato do PSD, 56% a 44%. E a vantagem aumenta entre quem ganha mais de 5 salários mínimos: 57% a 43%.

Faltando pouco mais de uma semana para o segundo turno, 19% dos entrevistados pelo Ibope afirmaram que podem mudar de ideia em relação ao voto. E, com exceção das mulheres, mais indecisas que os homens segundo a pesquisa (20% a 18%), a maior parte dos que ainda podem mudar de lado estão nos extratos que apoiam Greca.

Maioria da população reprova governo Richa

A mesma pesquisa também questionou sobre a administração Gustavo Fruet em Curitiba. Mesmo tendo ficado fora do segundo turno, o atual prefeito foi bem avaliado. Para 4% dos entrevistados sua gestão foi ótima, 23% a consideraram boa e 42% regular. Apenas 11% a classificaram como ruim e 19% a tacharam como péssima — 2% não soube responder. Entretanto, quando perguntados se aprovavam a maneira como Fruet administrava a cidade, somente 38% disseram sim, enquanto 52% afirmaram que não aprovavam.

Apesar de ter dois aliados disputando o segundo turno da prefeitura de Curitiba, o governador Beto Richa segue mal avaliado pela população. Apenas 3% considera sua administração ótima, 13% boa e 31% regular. A maioria, 33%, dá nota péssima para o seu governo, e 18% o considera ruim.

O governo Temer é avaliado pela maioria dos curitibanos como regular: 32% o classificou assim. Apenas 3% o considera ótimo e 19% bom. 9% o classifica como ruim e 22% péssimo.

Ficha técnica

* A pesquisa foi contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S.A e foi realizada entre os dias 18 e 20 de outubro com 805 eleitores. A margem de erro da pesquisa estimulada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o protocolo Nº PR-08766/2016

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]