• Carregando...
Para Veneri, a chapa pura permitirá que o partido se liberte de alianças incongruentes | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Para Veneri, a chapa pura permitirá que o partido se liberte de alianças incongruentes| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Bastante diferente das convenções das últimas campanhas, o PT propõe uma volta às origens na disputa eleitoral de Curitiba. Nada de alianças partidárias. Ainda impactado pelo desgaste que o envolvimento em escândalos tem causado, a sigla decidiu propor chapa pura na corrida pela prefeitura. Na manhã deste sábado, um encontro da executiva municipal confirmou a candidatura do deputado estadual Tadeu Veneri. A convenção petista será no dia 5 de agosto, depois de definido o nome do candidato a vice.

Para Veneri, a chapa pura permitirá que o partido se liberte de alianças partidárias incongruentes, sem nenhum vínculo ideológico. “Vamos numa caminhada sem pragmatismo, com um programa factível”, declarou. Ele disse estar ciente que será campanha difícil, com duras críticas ao partido. “O pessoal que gostava de Danoninho saiu”, disse, se referindo a pessoas que tinham se acostumado com fartura e poder. “Mas é tempo de plantar”, definiu, dizendo que espera que o PT reencontre suas origens e prometendo uma campanha “pé no chão” e modesta.

Mesmo tendo sido aliado político do prefeito Gustavo Fruet na eleição anterior, o PT não deve poupar críticas à gestão atual. “Ele perdeu a oportunidade histórica de romper contratos do transporte coletivo”, comenta Veneri. Para o candidato, a prefeitura estabeleceu todas as políticas públicas a partir do governo federal. O petista defende que a próxima administração retome a integração do transpor coletivo, reestruture o sistema de habitação e combata a especulação imobiliária e aproveito os debates sobre plano diretor e gestão do lixo para retomar o envolvimento da população nas decisões do município. A vice-prefeita Mirian Gonçalves esteve na reunião que homologou a candidatura de Veneri.

Muito mais pelo passado de aproximação, o PT ainda trabalha com uma pequena probabilidade de uma aliança com o PC do B, que está nas mãos de Ricardo Gomyde, e sinaliza apoio a Ney Leprevost. Deputado estadual no quarto mandato, Veneri também já foi vereador de Curitiba por dois períodos. Em 2008, tentou disputar a prefeitura da cidade, mas foi preterido na convenção, que lançou Gleisi Hoffmann.

Vereadores

Também sem coligações na chapa proporcional, o PT vai lançar 23 candidatos a vereador, sendo 16 homens e 7 mulheres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]