• Carregando...
Unidade é chamada de presídio vip por abrigar detentos com curso superior e ter melhor estrutura. | Fernando Frazão/Agência Brasil
Unidade é chamada de presídio vip por abrigar detentos com curso superior e ter melhor estrutura.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

No primeiro dia do banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, no presídio Bangu 8, o almoço servido aos presos incluiu uma comida típica de boteco: moelas de galinha, acompanhadas de arroz, feijão e purê de batatas. Para beber, guaraná natural, um campeão de vendas dos ambulantes da Central do Brasil.

Se o cardápio é popular, o mesmo não se pode dizer dentro do Complexo de Gericinó sobre a unidade. A Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira, onde está Esteves, é chamada pelos presos de presídio VIP, por abrigar detentos com curso superior e ter a melhor estrutura entre as unidades. Já passaram por lá nomes como o do ex-banqueiro Salvatore Cacciola. Entre os VIPs atuais está o ex-prefeito de Mangaratiba, Evandro Bertino Jorge, preso sob acusação de fraudar licitações.

O presídio VIP é monitorado 24 horas por câmeras de segurança, tem celas que abrigam apenas dois presos e não está superlotada. Com capacidade para 164 detentos, soma atualmente 138 internos. André Esteves, que recebeu o uniforme da unidade — calça jeans e camiseta branca — permanece numa cela sozinho. Nesta sexta-feira, antes do almoço, o banqueiro recebeu a visita de advogados.

Todos os dias os presos da unidade têm direito a duas horas de banho de sol. Visitas da família e de amigos só após um cadastramento no sistema prisional, o que dá direito a senhas para a entrada. Familiares do banqueiro só poderão visitá-lo após serem cadastrados. Caso queira fugir do cardápio da prisão, André Esteves poderá pedir para que a família traga comida, que é vistoriada. Além de almoço e jantar, é servido aos presos café da manhã (pão com manteiga e café com leite) e café da tarde (que às vezes inclui bolo).

Bangu 8 se popularizou por ter em suas celas políticos, policiais, advogados e profissionais do sistema financeiro. Aqueles que entram para o presídio VIP são chamados pelos demais detentos do complexo de “presos selecionados” e, dificilmente, são separados por facções criminosas do tráfico. No local, parte dos detentos é formada policiais e bombeiros ligados a milicianos.

O banqueiro foi detido na quarta-feira na mesma operação que levou à prisão o líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS). O ministro do STF Teori Zavascki determinou a transferência de Esteves para Bangu 8, acatando uma sugestão da Polícia Federal. O ministro rejeitou ainda pedido da defesa que buscava a revogação da prisão temporária de Esteves. A defesa argumentava que não estavam mais presentes os fundamentos que levaram à medida, a possibilidade de Esteves obstruir as investigações ou fugir.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]